Dias Toffoli toma posse como novo presidente do Supremo
13/09/2018 22:45 - Atualizado em 14/09/2018 14:49
O ministro Dias Toffoli tomou posse nesta quinta-feira como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) pelos próximos dois anos. Ele sucede Cármen Lúcia, que voltará a integrar a Segunda Turma da Corte, responsável pelo julgamento dos processos da operação Lava Jato.
Em seu primeiro discurso à frente do STF, Toffoli falou sobre harmonia entre os Poderes. “Não somos mais nem menos que os outros poderes. Com eles e ao lado deles, harmoniosamente, servimos ao povo e à nação brasileira. Por isso, nós, juízes, precisamos ter prudência”.
Após cumprir o protocolo, Toffoli deu posse ao vice-presidente, ministro Luiz Fux. Dias Toffoli tem 50 anos e foi nomeado para o STF, em 2009, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes de chegar ao Supremo, o ministro foi reprovado duas vezes para ser juiz de primeira instância, e atuou como advogado-geral da União, no governo Lula, e advogado de campanhas eleitorais do PT.
De acordo com os colegas da Corte, o novo presidente fará um trabalho ligado à gestão administrativa do Judiciário, por meio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que também comandará. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS