Médico campista em programa da Globo
13/09/2018 17:59 - Atualizado em 18/09/2018 13:41
Fred foi o 1º médico negro que atendeu Dona Eunice
Fred foi o 1º médico negro que atendeu Dona Eunice / Divulgação
Depois de ter uma foto sua viralizando na internet nas últimas semanas e levantando a questão da pouca quantidade de médicos negros no Brasil, o médico e fisioterapeuta campista Fred William Nicácio, 31 anos, será entrevistado, nesta sexta-feira (14), no programa "Encontro com Fátima Bernardes", da Rede Globo. A atração vai ao ar às 10h50.
— Falarei sobre racismo institucional e como é ser negro dentro do contexto da Medicina no Brasil. Pretendo desvendar questões em relação ao assunto, trazer uma luz para pessoas que não se veem como racistas, mas acabam praticando o racismo. Às vezes, a pessoa até não tem intenção ou malícia, mas acaba fazendo isso através de brincadeiras e comentários.
Fred William publicou, no último dia 23, uma foto em seu perfil no Facebook em que estava com uma idosa chamada “Dona Eunice”, no hospital público Ana Moreira, em Conceição de Macabu. Na legenda, Fred William conta que ela, de 74 anos, disse nunca ter se consultado com um médico negro.
Divulgação
A publicação atingiu mais de 5 mil compartilhamentos nos primeiros dias. Na tarde desta quinta-feira, já contabilizava 10 mil compartilhamentos, além de 22 mil reações e 1,7 mil comentários, com vários seguidores relatando sobre experiências vividas em consultórios de todo o país.
— O grande questionamento que trouxe com a foto foi: por quantos médicos negros vocês já foram atendidos? A Dona Eunice demorou 74 anos para ser atendida por um médico negro. A realidade é que temos pouquíssimos médicos negros, num país apontado como miscigenado. É uma boa questão para se pensar — relatou ele, que cursa o 6º ano de Medicina na Universidade Iguaçu (Unig), em Itaperuna, e trabalha como médico interno em hospitais de Itaperuna, Italva e Conceição de Macabu. (J.H.R.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS