Placas Mercosul lançadas no Rio
11/09/2018 19:21 - Atualizado em 12/09/2018 13:08
Desde esta terça-feira, todas as placas de veículos que forem emitidas no estado do Rio de Janeiro passam a ter o novo padrão Mercosul, com elementos anticlonagem que vão garantir maior segurança ao motorista fluminense. O Rio de Janeiro está seguindo uma determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que por meio das resoluções 729 e 733, definiu que até o dia 1° de dezembro todos os estados deverão dar início à implantação do novo sistema.
A troca pela nova placa – que tem quatro letras e três números - será feita gradativamente, começando pelas seguintes operações: emplacamento de carros zero quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município, além de alteração de categoria e troca de placas danificadas. O proprietário de veículo que desejar trocar a placa antiga pelo modelo Mercosul, também poderá fazer a mudança.
A nova placa vai dar maior segurança para os motoristas, evitando a possibilidade de clonagem. Ela terá código único e conterá todos os dados de confecção, como a identificação do fornecedor e o número de série, além da data e ano de fabricação da peça. Inclui também o modelo do carro. O valor para emissão da nova placa é o mesmo da antiga.
O governador Luiz Fernando Pezão ressaltou que o aumento no grau de segurança das placas permitirá um incremento nas ações de combate a crimes. “Com essa nova placa, vamos fortalecer o combate à criminalidade, e identificar com mais facilidade, por exemplo, um carro roubado”, afirmou.
Segundo o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a implantação do novo padrão de placas é o resgate do compromisso firmado pelo Brasil com os demais países do Mercosul e, ao mesmo tempo, a incorporação de novas tecnologias de identificação que vão ajudar na segurança pública. “É o início de uma nova etapa que vai gerar mais segurança e a possibilidade de acabar com as fraudes e as clonagens”, ressaltou.
A maior segurança também foi destacada pelo presidente do Detran-RJ, Leonardo Jacob. “A placa Mercosul não é uma simples placa, mas um novo conceito que vai dar uma enorme contribuição para a segurança pública do estado. É uma conquista. Terá benefícios anticlonagem e vários itens de segurança”, disse. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS