Dia do Psicólogo com homenagens no HFM
27/08/2018 18:53 - Atualizado em 27/08/2018 18:57
O Dia do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto, foi lembrado com muita emoção nesta segunda-feira (27) no Hospital Ferreira Machado. O evento destacou a importância do serviço da Psicologia dentro do ambiente hospitalar e ressaltou o papel desse profissional que atua diretamente com as questões emocionais, mentais, psíquicas dos pacientes e familiares, lidando muitas vezes com assuntos delicados e desconfortantes para muitos.
Supcom
A vice-prefeita Conceição SantAnna prestigiou a comemoração. “Jamais deixaria de estar aqui hoje tamanha a importância que o profissional da psicologia tem. Sou assistente social e sei bem dessa relevância do trabalho desenvolvido pelos psicólogos. Temos que trabalhar unidos, em todas as áreas, mas a psicologia é muito importante, principalmente dentro de um hospital, porque é quem está na ponta, é quem vai até o paciente e os familiares para acolher as pessoas num momento tão difícil muitas das vezes”, comentou.
A celebração foi aberta com a apresentação do Grupo Vozes do HFM formado por servidores do hospital e que recepcionou os presentes com três músicas. Em seguida, um documentário sobre a história da Psicologia no HFM foi exposto na sala do Centro de Estudos e a psicóloga Eleonora Chacur, primeira profissional a atuar no HFM, foi homenageada e contou um pouco de sua trajetória.
— Essa homenagem é o espelho do percurso coletivo realizado com todos os psicólogos e com todos os parceiros que atuam em diferentes áreas. Desde a sua implantação em maio de 1990, o serviço de psicologia no HFM avançou em várias direções. No início, atuávamos no ambulatório e nas enfermarias e em 2004 conseguimos efetivar o serviço de psicologia no Pronto Socorro. E temos muitas perspectivas futuras. O trabalho da psicologia é um serviço inovador onde vivemos diferentes experiências no dia a dia — destacou Eleonora.
Supcom
A atual chefe de Divisão do Serviço de Psicologia do HFM, Simone Lessa Chaves, também se emocionou ao falar sobre a profissão. “Quando começamos não tínhamos nenhum modelo de trabalho a ser seguido. Fomos adquirindo com a prática do dia a dia e hoje podemos afirmar que temos um serviço de vanguarda, que é a atuação da psicologia 24 horas na emergência, e pretendemos avançar ainda mais. A gente tem pensado em projetos também voltados para a saúde do trabalhador porque os profissionais também precisam estar bem para lidar com os pacientes”, comentou.
Além da homenagem e a exibição do documentário, a comemoração também contou com uma mesa de conversa com psicólogos e convidados. O coordenador do setor de Doenças Infecto-Parasitárias (DIP), o infectologista Nélio Artiles, foi um dos integrantes da mesa. “Posso dizer que conheci a psicologia através de Eleonora, num momento em que a figura do médico desempenhava variadas funções, inclusive o de psicólogo. A psicologia dentro do Hospital Ferreira Machado se criou, se fez e hoje é um exemplo de psicologia hospitalar na cidade e até mesmo no estado”, ressaltou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS