Jovem é baleado na cabeça em praça de Atafona e morre no HFM
Jonatha Lilargem e Matheus Berriel 27/08/2018 09:17 - Atualizado em 30/08/2018 15:56
Um jovem de 24 anos morreu no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, no início da madrugada desta segunda-feira (27), cerca de uma hora e meia após ter sido baleado durante uma ação policial na praia de Atafona, em São João da Barra. Layron da Silva Costa levou dois tiros na cabeça, quando estava na praça do Repolhinho. O delegado titular da 145ª Delegacia de Polícia (SJB), Carlos Augusto Guimarães, acredita que houve um auto de resistência, ou seja, crime decorrente de intervenção policial. Nesta tarde, familiares e amigos de Layron, com faixas pedindo justiça, realizaram protesto em frente à 1ª Igreja batista de Atafona, onde acontece o velório.
— Não tem como precisar, sem a perícia técnica, se o disparo foi do policial. Ao que tudo indica, sim. Vai ser apurado se houve algum tipo de excesso, vai ser apurado se o rapaz era meliante, o que estava fazendo ali com outras pessoas, isso tudo vai ser apurado. A linha de investigação aponta para um auto de resistência, que hoje em dia recebe o nome crime decorrente de intervenção policial — explicou Carlos Augusto.
145ª DP (SJB)
145ª DP (SJB) / Folha da Manhã
O caso foi registrado na 146ª DP (Guarus), responsável pelo plantão de área no fim de semana. Porém, será investigado pela 145ª DP, de São João da Barra. De acordo com depoimentos de dois policiais militares envolvidos, ambos da 5ª Companhia (CIA), um agente em serviço no DPO de São João da Barra os informou, por volta de meia-noite, que um foragido do sistema prisional estava em atitude suspeita, acompanhado por outros três homens, em duas motos. O suspeito citado seria o suposto chefe do tráfico local e que já teria praticado roubo em ônibus da empresa 1001, além de comércio e residências.
Durante patrulhamento, ainda segundo os policias, o suspeito teria sido visto na garupa de uma moto que estaria sendo pilotada por Layron. Haveria, ainda, outros dois homens numa segunda motocicleta. Todos teriam fugido em alta velocidade ao perceberem a presença dos agentes, que teriam dado advertência de parada com toque de sirene. Ainda segundo a PM, durante a fuga, o suposto chefe do tráfico virou-se para trás e efetuou disparos contra a guarnição. Os policiais revidaram com seis tiros de pistolas, já na altura da rua Felicíssimo Alves. Layron foi baleado e caiu da motocicleta. O suspeito teria fugido a pé, dando outros tiros. Nenhum deles acertou a viatura. Os integrantes da outra moto seguiram em rumo ignorado. Foi solicitado reforço para a realização de um cerco, mas os três não foram localizados.
Layron foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para a Santa Casa de São João da Barra, de onde recebeu transferência para o Hospital Ferreira Machado (HFM). A assessoria de imprensa da unidade informou que ele morreu à 1h30.
No local, foi apreendida a moto, uma Honda Titan Preta, um revólver de calibre 32 com quatro munições picotadas e um telefone celular.
As armas dos policiais passarão por perícia. Consta no boletim de ocorrência que, durante o socorro prestado pelos bombeiros, foi possível ouvir tiros em local próximo de onde Layron havia sido baleado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS