Ação marca Dia de Combate ao Fumo
29/08/2018 19:05 - Atualizado em 30/08/2018 13:29
Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesta quarta-feira, o programa de Combate ao Tabagismo da secretaria de Saúde realizou ações informativas e de conscientização à população sobre o tema no Centro de Saúde. O cronograma teve início com uma sessão na Câmara de Vereadores, onde a equipe explicou o funcionamento do programa e o trabalho realizado com os pacientes durante os meses de tratamento.
— Nosso maior objetivo é conscientizar a população sobre os riscos do tabagismo, divulgar as ações do programa e o trabalho realizado pela nossa equipe no tratamento dos pacientes. A ação no Centro de Saúde conta orientações educativas, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, avaliação de dentista e distribuição de material informativo. Estamos também fazendo a inscrição das pessoas que querem participar do programa — destacou o responsável pelo programa, o enfermeiro Jetro Medeiros Pereira.
Jetro também enfatizou que cerca de 70% das pessoas que procuram o programa são mulheres e o índice de êxito é de cerca de 30%. A técnica em enfermagem Maria Regina Silva foi paciente do programa de Combate ao Tabagismo e parou de fumar há mais de dois anos.
— Não é um processo fácil, mas o primeiro passo é admitir a necessidade de ajuda. O programa foi fundamental para que eu percebesse que o cigarro estava acabando com a minha saúde. Depois que parei de fumar minha vida mudou. Hoje tenho muito mais disposição para o trabalho e demais atividades diárias. Aconselho a todos que fumam e desejam deixar o vício, que compareçam ao programa porque a equipe é maravilhosa e somos muito acolhidos, o que nos dá mais confiança – disse.
O tratamento contra o tabagismo dura cerca de três meses e os pacientes atendidos pelo programa passam por acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais e médicos. O atendimento ao público é realizado no Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
Ainda dentro da programação, nesta quinta-feira a equipe realiza um trabalho de conscientização com alunos da Escola Municipal Amaro Prata Tavares, às 16h, e nesta sexta-feira, às 13h30, com funcionários, pacientes e público em geral no Hospital Geral de Guarus (HGG). (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS