Campistas se reúnem na ponte da Lapa para acompanhar Lua de Sangue
Victor de Azevedo 27/07/2018 17:54 - Atualizado em 30/07/2018 13:55
  • Lua de Sangue

    Lua de Sangue

  • Lua de Sangue foi vista da ponte da Lapa

    Lua de Sangue foi vista da ponte da Lapa

Centenas de pessoas se aglomeraram nas duas pistas da ponte Saturnino de Brito, mais conhecida como ponte da Lapa, em Campos, no início da noite desta sexta-feira, para assistir o eclipse lunar mais longo do século XXI. O espaço foi interditado, das 17h às 19h30, pela Guarda Civil Municipal e contou com pessoas de todas as idades que se empolgaram com o fenômeno que recebeu o nome de “Lua de Sangue”. O Clube de Astronomia Louis Cruls levou diversos telescópios para que todos pudessem visualizar mais de perto o fenômeno que só se repetirá daqui a 100 anos.
O estudante Rodrigo Gomes, 17 anos, estava empolgado. Segundo ele, ser astrônomo é um sonho que quer realizar.
— Gosto muito dessa área, pesquiso, tenho sonho de fazer algo relacionado à astronomia. Quem sabe um dia eu faça, mas só de estar aqui já estou bem feliz. Tomara que não demore muito a aparecer — comentou.
Às 17h47, a lua pôde ser vista pela primeira vez a olho nu, empolgando o público que estava no local. Na fase total, quando estava totalmente dentro da sombra, a lua ganhou tom avermelhado e assumiu sua versão “de sangue”, ficando assim até as 18h13. A fase parcial durou até 19h19. As pessoas se aglomeraram em longas filas que se formaram na ponte para assistir o espetáculo pelos telescópios.
O astrônomo e coordenador do clube de astronomia, Marcelo Souza tirou as dúvidas dos curiosos e comentou sobre o eclipse, que durou aproximadamente uma hora e 43 minutos na fase total e quase 4 horas de parcial.
— Escolhemos a ponte da Lapa porque era o local mais limpo para ver o horizonte. E além da ‘Lua de Sangue’, podemos ver também os planetas de Marte, Saturno e Júpiter. Muito bom ver o público presente curtindo este fenômeno”, destacou o astrônomo.
No Brasil, em toda a parte leste do país, a lua nasceu totalmente eclipsada, fase que terminou às 18h13, no horário de Brasília. A partir desse horário, a lua saiu da sombra mais escura da Terra [umbra], iniciando o eclipse parcial, que durou até 19h19. O fenômeno completo, que inclui a fase penumbral do eclipse, terminou às 20h29.
O espetáculo foi um dos assuntos mais debatidos nas redes sociais. Fotos de várias partes do mundo, em diferentes momentos do eclipse, foram compartilhadas em tempo real. Quem perdeu o e fenômeno desta sexta, não vai precisar esperar muito tempo pelo próximo: um novo eclipse, que não terá “Lua de Sangue”, deverá acontecer no dia 21 de janeiro de 2019.
  • Fenômeno atraiu curiosos

    Fenômeno atraiu curiosos

  • Fenômeno atraiu curiosos

    Fenômeno atraiu curiosos

  • Fenômeno atraiu curiosos

    Fenômeno atraiu curiosos

  • Fenômeno atraiu curiosos

    Fenômeno atraiu curiosos

 
 
Fotos: Rodrigo Silveira
Vídeo: Victor de Azevedo
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS