CCZ inicia nova fase de combate ao Aedes neste sábado
27/07/2018 16:01 - Atualizado em 30/07/2018 13:54
Focos do Aedes aegypti
Focos do Aedes aegypti / Supcom
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da secretaria municipal de Saúde (SMS), inicia neste sábado (28) e domingo (29), nova fase dos mutirões de combate ao Aedes aegypti. A ação será no bairro do Jóquei, onde houve aumento do número de casos de chikungunya nos últimos dias. Atualmente, o município tem 3.694 casos confirmados da doença.
— Novos casos da doença começam a diminuir, mas a população precisa continuar fazendo a sua parte. Nos bairros onde o número de casos de chikungunya continua alto, vamos iniciar uma nova fase do mutirão – explicou o diretor do CCZ, Marcelo Sales.
No final de semana anterior, o mutirão aconteceu em Campo Limpo e Goitacazes, na Baixada.
— Temos bairros que já registram uma melhora com a intensificação das ações, como Turfe, Riachuelo, Matadouro, Dom Bosco, Nova Brasília, Parque Corrientes, Donana, Estância da Penha, Bela Vista, João Maria, São Benedito, São Lino, Rui Barbosa, Presidente Vargas e Parque São Domingos. Mas, vale ressaltar que apesar disso, podemos voltar a enfrentar novos casos se a população não cooperar – ressaltou a diretora da Vigilância em Saúde, a médica infectologista Andreya Moreira.
O número de casos continua alto em Goitacazes, Travessão, Jóquei, Penha, Guarus, Parque Rosário, Eldorado e Centro, bairros por onde os agentes do CCZ devem retornar com as ações.
Em nove mutirões realizados, os agentes do CCZ percorreram 41 bairros do município, visitaram cerca de 30 mil imóveis e encontraram outros 22 mil fechados. O município vive uma epidemia de chikungunya e a Vigilância em Saúde da secretaria municipal de Saúde (SMS) continua solicitando o apoio da população, para que receba os agentes em suas residências e faça a sua parte separando 10 minutos, por semana, para revisar quintais, vasos de plantas e recipientes de água de animais.
Outras medidas no combate à epidemia de chikungunya foram a descentralização do atendimento primário na rede de saúde, a capacitação de profissionais de saúde para o melhor atendimento à população e o aumento do número de testes laboratoriais na rede básica de saúde. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS