Posse de Renatinho do Eldorado
Suzy Monteiro 21/06/2018 21:18 - Atualizado em 24/06/2018 22:24
Um dia após ser convocado através do Diário Oficial, o suplente de vereador José Renato de Oliveira de Matos, o Renatinho do Eldorado (PTC), tomou posse nessa quinta-feira na Câmara de Campos. Ele ocupa o lugar do também suplente Felisberto de Paulo Leite Pessanha, o Beto Cabeludo, que enviou ofício à Câmara informando sobre sua impossibilidade de assumir a cadeira deixada por Carlinhos Canaã, outro suplente que, como o titular da cadeira Thiago Virgílio, foi afastado após condenação em segundo grau na Chequinho.
Renatinho do Eldorado foi empossado pelo presidente do Legislativo Marcão Gomes (PR), em cerimônia em que estava presente, também, a vereador Joilza Rangel (PSD), além de convidados do novo vereador.
Beto Cabeludo foi convocado em 10 de maio para assumir a vaga de Carlinhos Canaã, que tive a condenação na Chequinho confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Porém, ele não assumiu. Enviou um ofício à Câmara, falando que estava com compromissos profissionais fora do Brasil e, por este motivo, não poderia assumir naquele momento. Através do Diário Oficial, a Procuradoria do Legislativo questionou, mais uma vez, a Beto Cabeludo, sobre sua situação, até que, em 12 de junho, ele encaminhou outro ofício falando da impossibilidade de voltar para assumir o cargo.
Beto Cabeludo recebeu 1.676 votos na eleição de 2016 e chegou a estar na Câmara por um breve período em 2017. Já Renatinho do Eldorado obteve 1.225 votos. A partir da próxima sessão do Legislativo, ele já poderá estar presente.
Carlinhos Canaã foi o primeiro suplente afastado no caso Chequinho. Ele assumiu, dia 15 de março, a vaga do vereador Thiago Virgílio (PTC), também condenado em segunda instância na Chequinho e, por isso, afastado do Legislativo municipal.
Canaã recebeu 2.057 votos em outubro de 2016 e chegou a ocupar uma cadeira na Câmara de Campos até junho do ano passado, quando Virgílio foi empossado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e liminar do TRE.
Já deixaram a Câmara por condenação na Chequinho, Jorge Magal (SD), Vinicius Madureira (PRP), Jorge Rangel (PTB), Miguelito (PSL), Thiago Virgílio, Linda Mara (PTC), Ozéias (PSDB), Kellinho (sem partido) e Roberto Pinto (PTC), além dos suplentes Canaã e Thiago Godoy (PR). A Justiça Eleitoral já comunicou para o afastamento de Thiago Ferrugem (PR).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS