Dia Mundial de Conscientização ao Autismo lembrado em evento na Câmara
Mário Sérgio Junior 02/04/2018 22:15 - Atualizado em 03/04/2018 16:37
O Dia Mundial de Conscientização ao Autismo foi comemorado nesta segunda-feira. Em Campos, um ciclo de palestras com especialistas no Transtorno do Epectro Autista (TEA) foi realizado na Câmara de Vereadores para marcar a data. O evento, organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), lotou o plenário do Legislativo. Além do ciclo de palestras, a AMA elaborou uma programação especial para o mês de abril.
Fizeram parte da mesa a presidente da AMA, Marcela Peixoto Ferreira; a ex-presidente da AMA, Wezule Antônio de Oliveira Porto; a diretora da Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe), Neide Jebara; a presidente da Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape), Naira Pessanha; e representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Gabriela Albernaz. O encontro contou ainda com a presença da fisioterapeuta Érica Freitas, da terapeuta ocupacional Bianca Ferreira, do professor de Educação Física adaptada Daniel Carmo e da psicopedagoga Angéli Silva.
Em matéria publicada na edição da Folha da Manhã do último domingo, Marcela Peixoto, que tem um filho autista, chegou a contar como lida com o transtorno. “Desde o diagnóstico de autismo tenho aprendido a ter menos expectativa e viver um dia de cada vez. E o melhor de tudo isso é que, com menos expectativas, as surpresas se multiplicam. Uma coisa que chocou muito foi ouvir de um profissional que o meu filho nunca saberia o meu valor para ele, o valor de mãe, e com o passar do tempo vi que o amor transforma as pessoas. Cuidar e educar o Jhúlio é desafiador, mas, ao mesmo tempo, gratificante. Com amor a gente vê o desenvolvimento e como ele pode evoluir dia após dia”, disse.
A programação do Mês da Conscientização do Autismo segue nesta terça-feira com mesa redonda na Escola João e Maria, às 18h; no dia 7 acontece a Sessão Azul, no Kinoplex Avenida, às 11h; no dia 8 haverá programação na Cidade da Criança, das 9h às 12h. Do dia 9 ao dia 12 acontece ação do Dentinho Saudável na Apoe. A mesma ação acontece na Apape entre os dias 7 e 19, e na Apae entre os dias 24 e 26. A programação será encerrada no dia 28, quando acontecerá o evento “Papai e Mamãe que Brincam”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS