Câmara chama mais suplentes
Suzy Monteiro 03/04/2018 10:33 - Atualizado em 05/04/2018 20:36
Thiago Godoy
Thiago Godoy / Paulo Pinheiro
Os suplentes de vereador Thiago Godoy (PR) e Geraldinho de Santa Cruz (PSDB) foram convocados, no Diário Oficial dessa segunda-feira (2), para assumirem as vagas na Câmara de Campos deixadas por Kellinho (PR) e Ozéias (PSDB), afastados do Legislativo por decisão da Justiça Eleitoral, após terem as condenações na Chequinho confirmadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Godoy e Geraldinho entram no Legislativo também sob o peso do “escandaloso esquema” do Cheque Cidadão. Ambos já foram condenados em primeira instância e recorrem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ontem estava previsto o julgamento de Godoy na Corte Regional, mas foi adiado.
Kellinho foi eleito em outubro de 2016 com 3.374 votos, enquanto Ozéias recebeu 3.159 votos. Porém, os dois estão no grupo de seis vereadores não diplomados em dezembro daquele ano por já responderem Ação Penal da Chequinho. Além deles também não receberam diplomas naquele ano Thiago Virgílio (PTC), Linda Mara Silva (PTC), Miguelito (PSL) e Jorge Rangel (PTB).
Exceto Jorge Rangel, os demais foram presos pela Polícia Federal (PF) durante a operação Chequinho.
Em janeiro, Kellinho foi condenado pelo juiz Eron Simas, então responsável pela 76a Zona Eleitoral, à inelegibilidade por 8 anos, a contar do pleito de 2016. O magistrado também cassou o registro de candidatura e anulou todos os votos atribuídos a ele. No mesmo mês foi condenado Ozéias, com a mesma sentença.
Em abril, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu pedido dos vereadores para assumirem suas cadeiras na Câmara de Campos. A decisão só foi cumprida quase dois meses depois, através de uma liminar do TRE.
Neste período, Geraldinho de Santa Cruz permaneceu na Câmara no lugar de Ozéias. Já Thiago Godoy ficou poucos dias no Legislativo. Ele entrou no lugar de Jorge Magal, afastado após a condenação em segunda instância. Porém, com a liminar de Kellinho pelo TRE, ele acabou saindo.
Geraldinho de Santa Cruz já teve recurso julgado e rejeitado pelo TRE. Os Embargos de Declaração - último recurso antes de subir ao TSE - também já foram rejeitados em 15 de março. Seguindo o trâmite dos outros vereadores, o Tribunal Regional deve comunicar ao Legoslativo sobre seu afastamento nos próximos dias. Já Godoy ainda terá recurso e Embargos a serem julgados.
Além de Ozéias e Kellinho, já deixaram a Câmara por condenação na Chequinho, Thiago Virgílio, Linda Mara, Miguelito, Jorge Rangel, Jorge Magal (PSD, cujo recurso já foi negado no TSE) e Vinicius Madureira (PRP).
Já teve recurso julgado e negado pelo TRE Roberto Pinto (PTC). Ainda não foi julgado Thiago Ferrugem (PR). 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS