Obras no Thiers Cardoso deverão começar em 1º de maio
Verônica Nascimento 03/04/2018 15:54 - Atualizado em 03/04/2018 21:24

A vendedora autônoma Adriana Alves, moradora no Novo Jockey, acorda às 5h da manhã todos os dias para acompanhar, de bicicleta, o filho Pablo, aluno do 6º ano Colégio Estadual Thiers Cardoso, que entra às 7h no Ciep Nilo Peçanha, na Lapa. Pablo é um dos 940 alunos transferidos do colégio do Turfe Clube, no dia 19 de março, para a escola da Lapa. Nesta terça-feira (3), ela e outros pais de alunos e profissionais das duas escolas já haviam sido informados que a rotina no Ciep, que hoje abriga mais de 2.100 estudantes, deve continuar, pelo menos até o começo de outubro. Uma resolução conjunta da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e da Empresa Municipal de Obras Pública (Emop) foi publicada nesta terça-feira (3), descentralizando recursos para a execução de serviços de "reforma geral do prédio principal com aumento da carga elétrica" no Thiers Cardoso, obra prevista para ser realizada de 1º de maio a 31 de setembro deste ano.
“Meu filho começou a vir agora para o Ciep, porque soube de umas confusões com alunos de outras escolas e fiquei com medo de mandá-lo para cá. Mas fico monitorando, pedindo para avisar quando não tem aula. O problema é que o Ciep é bastante longe. Quando fui matricular meu filho, tive a opção de escolher entre três colégios e preferi o Thiers por ser mais perto de casa. A saída, agora, é acompanhar meu filho. Ele vem na bicicleta dele e eu na minha, todas as manhãs, e tenho de deixar o trabalho e voltar às 12h, para levá-lo para casa”, contou Adriana.
No Ciep da Lapa, o clima entre os alunos matriculados e os transferidos do Thiers é de tranquilidade: "Está tudo muito humanizado. O problema não é o relacionamento entre eles e, sim, que todos, tanto os funcionários como os pais de alunos, fomos pegos de surpresa com a notícia do fechamento da escola. Foram apresentadas várias propostas de escolas mais próximas para os alunos estudarem, mas o governo definiu o Ciep da Lapa, o que está levando muitos pais a pedirem a transferência dos filhos para escolas mais perto do Turfe. O espaço aqui é apertado, mas vamos fazendo o melhor possível para garantir a aprendizagem de nossos alunos", contou uma professora, que preferiu não se identificar.
A realização da obra no colégio do Turfe Clube foi informada pela Coordenadoria Regional de Educação aos diretores das duas escolas.
Sobre as confusões no Ciep, mencionadas pela vendedora autônoma, segundo funcionários, não voltaram a se repetir. No dia último dia 23, crianças e adolescentes, com uniformes de outras escolas, teriam xingado e tentaram brigar com alunos do Ciep da Lapa. A Polícia Militar foi acionada na ocasião. Apesar de não ter havido danos, esta manhã, funcionários reclamaram da falta de segurança e policiamento no local.
Em nota, a secretária de Educação do Estado confirmou a publicação. "O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta terça-feira, dia 3, a descentralização de crédito orçamentário para reforma geral do Colégio Estadual Doutor Thiers Cardoso, em Campos dos Goytacazes. As obras ficarão a cargo da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), começam em maio e terminam em setembro deste ano. Os alunos do C.E. Doutor Thiers Cardoso estão sendo atendidos no Ciep 057 - Doutor Nilo Peçanha". 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS