Tributo a Baden Powell ao ar livre
Jhonattan Reis 31/03/2018 10:55 - Atualizado em 01/04/2018 13:32
Divulgação
O violonista Marcel Powell, filho do renomado compositor e também violonista Baden Powell, se juntará ao guitarrista Victor Biglione para fazer um show gratuito, neste sábado (31), no Centro de Rio das Ostras. A apresentação, marcada para começar às 21h, acontecerá na Concha Acústica da Praça São Pedro e faz parte do projeto Jazz & Blues na Praça. Esta será a primeira vez que Marcel, em 25 anos de carreira, apresenta um registro da obra de seu pai em um show.
O repertório costura clássicos de Baden com histórias curiosas sobre as composições, muitas feitas em parceria com o poeta, violonista e compositor Vinicius de Moraes. Entre elas estão “Canto de Ossanha”, “Berimbau” e “Samba em Prelúdio”. Antes do show, tem abertura às 16h30 com o espetáculo da 5ª Convenção Carioca de Circo e às 19h30 com o grupo Macahiba Jazz.
O show é feito em homenagem a Baden Powell também porque o compositor teria completado 80 anos em agosto do ano passado se estivesse vivo. Baden nasceu em Varre-Sai, na época em que a hoje cidade ainda era um distrito de Itaperuna. Ele, porém, se mudou para o município do Rio de Janeiro aos três meses de idade.
Começou a tocar violão 1944, com sete anos, aprendendo, com seu pai, alguns acordes básicos. No ano seguinte, passou a ter aulas com Lacerda Jayme Florence, o Meira, violonista integrante do Regional Benedito.
Aos 10 anos, incentivado por Meira, Baden se apresentou pela primeira vez no famoso programa de calouros da Rádio Nacional Papel Carbono. Na ocasião, tocou a canção “Magoado”, de Dilermando Reis. Também por influência de Meira, conheceu os principais músicos de samba e choro da época, como Ismael Silva e Pixinguinha.
Baden Powell, posteriormente, entrou na Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro, onde se formou poucos anos adiante. A partir daí, começou a atuar profissionalmente recebendo seus primeiros cachês em bailes e festas na cidade carioca. Ele também se tornara, ainda jovem, um dos músicos mais requisitados em bandas e rodas de choro pela cidade.
O primeiro parceiro importante de Baden foi o compositor Billy Blanco, com quem fez, entre outras canções, a conhecida “Samba Triste”. No entanto, sua parceria mais famosa foi com Vinícius de Moraes. Juntos, eles compuseram dezenas de músicas, sendo que muitas delas se tornaram clássicas.
Durante sua carreira, Baden Powell carregou consigo diversas influências musicais sem, no entanto, ficar marcado especialmente por nenhuma delas ao longo de sua trajetória. O compositor e violonista — que faleceu em setembro de 2000, aos 63 anos — teve seu talento reconhecido internacionalmente, principalmente em países onde gravou discos, como França, Alemanha e Japão.
Marcel Powell — O violonista, que completou 35 anos de idade ontem, seguiu os passos do pai, Baden Powell, e segue na música com 10 discos lançados. E Marcel faz por merecer a herança, unindo seu talento ao incansável empenho na busca de apuro técnico, mesmo já tendo atingido um nível de excelência como instrumentista e sendo considerado um grande nome no cenário violonístico brasileiro.
Victor Biglione — Nascido em Buenos Aires, Biglione é considerado o músico estrangeiro com a maior contribuição em gravações e shows na MPB. Gravou mais de 16 álbuns ao longo de sua carreira e se consagrou no Brasil e no exterior como um dos maiores guitarristas e violonistas da atualidade.
Ele participou do New York Guitar Festival (2002), nos Estados Unidos, onde também consolidou sua parceria com o guitarrista e compositor Andy Summers, ex-The Police, gravando o segundo CD do duo, “Brazil Splendid”.
Biglione se apresentou na última década nos principais festivais de jazz do mundo, entre eles o Free Jazz, o Festival de Montreal e o New York Guitar Festival. Compôs, ainda, várias trilhas sonoras para cinema, TV, teatro e ganhou o Grammy Latino pelo CD “Crooner”, gravado com Milton Nascimento. Além de Milton, Victor já tocou com mais de 300 nomes da MPB e da música internacional.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS