Perfil dos idosos é analisado
31/03/2018 10:22 - Atualizado em 01/04/2018 13:11
Trabalho começou pelo Centro Dia, em Guarus, com aplicação do teste Nahas
Trabalho começou pelo Centro Dia, em Guarus, com aplicação do teste Nahas / Divulgação - Supcom
A superintendência dos Direitos do Idoso, de Campos, tem coletado dados dos frequentadores das seis de Casas de Convivência do município. O objetivo é direcionar as atividades físicas mais adequadas para cada um levando mais qualidade de vida aos cidadãos da terceira idade.
O trabalho começou pelo Centro Dia, em Guarus, com aplicação do teste de Nahas que analisa cinco componentes: nutrição, atividade física, comportamento preventivo, relacionamento social e controle de stress. Ainda será aplicado o Protocolo de Identificação do Idoso Vulnerável (VES-13).
Segundo a superintendente da pasta, Heloísa Landim, a ação faz parte da política de desenvolvimento saudável da Prefeitura, que beneficia cada vez mais pessoas da terceira idade: “São protocolos que estamos utilizando para traçar o perfil, estilo de vida do idoso. O VES 13 está sendo um georreferenciamento. Todas as Casas (Convivência) passarão por esses protocolos. São duas notas distintas, na realidade”.
O VES 13 é a porta de entrada do sistema operacional que está sendo desenvolvido pelo Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac) para interligar as informações das casas e as atividades que os idosos realizam baseado em características como idade, autopercepção de saúde, presença de limitações e incapacidades, o sistema identifica a vulnerabilidade do idoso atendido pela rede.
Campos tem seis Casas de Convivência que contam com diversas atividades, incluindo hidroginástica, alongamento e caminhadas.
A Casa do Parque Tamandaré, por exemplo, somente no último dia 27, atendeu 22 alunos no curso de Teatro; 60 nas aulas de Dança e 70 na Hidroginástica. Heloísa Helena Quitete de Lima Leitão tem 72 anos e mora no bairro Parque Tamandaré. “Aqui na Casa tem tudo que a gente precisa. A ginástica é maravilhosa. O lugar dá uma sensação de paz, uma tranquilidade. Eu falo para quem ainda não está aqui, venha, porque aqui é bom demais”. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS