Uenf respira entre palestras e debates
Daniela Abreu 14/09/2017 01:25 - Atualizado em 15/09/2017 16:48
Uenf
Uenf / Antônio Leudo
Sem aulas há 42 dias, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) ainda respira. Professores ligados à Associação dos Docentes da Uenf (Aduenf) estiveram reunidos nessa quarta-feira (13), em assembleia na instituição, para discutirem as condições de salário dos servidores, que, sem um calendário de recebimentos traçado pelo Governo do Estado, ainda estão sem o mês de agosto, além do 13º referente ao ano de 2016. Paralela a essa realidade, o governo ainda não fez o repasse das verbas de custeio da instituição. Uma dívida que se acumula desde 2015 e compromete diretamente a realização de projetos, além de impedir serviços básicos, como limpeza e segurança.
A presidente da Aduenf, Luciane Silva, falou sobre as articulações entre docentes da Uenf e demais universidades do Rio de Janeiro com instituições, de nível estadual e federal, do país.
— Discutimos questões relativas às possibilidades de funcionamento da Uenf, diante do não pagamento do salário de agosto, do não pagamento do 13º, das notícias explícitas da possibilidade de acabar com a Uerj, que foi algo que apareceu pelo ministério da Fazenda e como isso nos afeta. Eu levantei a resolução que foi tirada do encontro do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), sobre a criação de uma frente de mobilização pela universidade pública. Essa frente vai unir federais e estaduais porque nós compreendemos que tanto a UFF quanto a Uenf estão ameaçadas, porque as federais também estão sofrendo cortes — disse Luciane.
Nessa quarta-feira, o reitor da Uenf, Luis Passoni, esteve em Brasília, em busca de apoio para a universidade. Ele foi recebido pelo deputado federal Paulo Feijó, que prometeu destinar emendas à universidade. “Recebi o reitor da Uenf, Luis Passoni, e o professor Raul Palácio, que vieram solicitar apoio para a universidade. Já me comprometi em encaminhar emenda de valor significativo ao Orçamento Geral da União. Reconheço a importância da Uenf para a nossa região e para o Brasil, e já havia me colocado à disposição, acreditando que, através do meu mandato, poderia ser útil à universidade junto ao governo federal”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS