Câmara quer coibir carroça na rua à noite
Arnaldo Neto 14/04/2017 15:16 - Atualizado em 17/04/2017 12:49
Paulo Pinheiro
Carroça na estrada / Paulo Pinheiro
A Câmara de São João da Barra vai apresentar nas sessões da próxima semana um anteprojeto de Lei que regulamenta o uso de veículos de tração animal em todas as vias do município. A iniciativa dos parlamentares Aluizio Siqueira (PP), presidente da Casa, Ronaldo Gomes (Pros) e Sônia Pereira (PT) ocorre após o município registrar dois graves acidentes com vítimas fatais envolvendo carroças em curto espaço de tempo. No dia 24 de março, na avenida Atlântica, morreu Mário Ribeiro Filho, 72 anos, o popular “Milton do Caldo”. Duas semanas depois, em 6 de abril, a vítima fatal foi Neilor Moreira Colbert Penha, 26 anos, na SB02, estrada que liga o bairro de Fátima a Degredo. Os dois acidentes ocorreram à noite e as carroças não tinham nenhum item que facilitasse a visualização.
O Rio de Janeiro já dispõe de uma Lei, proposta pelo deputado Dionísio Lins (PP) e sancionada no ano passado pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que proíbe o uso de veículos de tração animal. A medida, no entanto, não tem relação direta com questões relacionadas ao trânsito, mas à defesa do animal. O cidadão que for pego submetendo um animal a tais condições será autuado por maus-tratos e perderá a guarda do bicho. Existe exceção para áreas rurais e atividades turísticas, como os passeios que saem do Sesc Mineiro.
O projeto da Câmara de SJB também protege a integridade do animal, mas limita horário para circulação de carroças nas vias públicas. A proposta é que o tráfego só seja permitido entre as 5h e 18h, quando for horário normal, e de 5h às 20h, quando for horário de verão. Caso vire lei, quem descumprir estará sujeito à pena de apreensão do transporte e aplicação das multas já fixadas no Código de Trânsito Brasileiro.
Nas situações em que for permitido o uso de veículo de tração animal, também há regras. “O uso será condicionado ao cadastro municipal, regulamentado por decreto do poder Executivo, cujo a concessão dependerá de o interessado se comprometer a cumprir o disposto na lei”, explicou Aluizio Siqueira.
A intenção é que haja também exigência para que as carroças possuam sinalizações luminosas na traseira ou pintura fosforescente, além de arreios ajustados a anatomia do animal, local reservado ao transporte de água e comida para o bicho, pneus em boas condições de uso e placa de identificação com o número de registro emitido por órgão competente.
Apesar dos constantes acidentes, carroças circulam nas rodovias do município normalmente. Na última quinta, a equipe de reportagem encontrou uma trafegando pela SB02, estrada do último acidente com vítima fatal envolvendo veículo de tração de animal. 
Distribuição de faixas refletivas já indicada
Sempre que acidentes envolvendo carroças acontecem, a Câmara de SJB e a sociedade, principalmente nas redes sociais, voltam a discutir a necessidade de regulamentar o uso de veículos de tração animal. Presidente do legislativo municipal, o vereador Aluizio Siqueira garante que fez uma indicação em 2013 sobre o assunto, mas não foi acolhida pelo Executivo:
— Em 25 de março de 2013, fiz a indicação 097/13, solicitando ao prefeito da época, no sentido que o mesmo viabilizasse junto à secretaria municipal de Transportes estudos que se fizessem necessários para que todos os proprietários de veículos de tração animal (carroças, charretes e outros veículos de tração animal) existentes no município passassem a fazer um cadastramento e recebessem da secretaria faixas refletivas. Essa indicação foi ignorada, não fizeram nada.
A necessidade de reforço na iluminação nas estradas e rodovias é outro ponto em debate quando acidentes acontecem. As discussões começaram na semana passada na Câmara e terão prosseguimento nas reuniões desta terça e quarta-feira.
Homenagem — Amigos do jovem Neilor Colbert, morto no acidente da semana passada, vão se reunir neste sábado, para realizar uma homenagem. O ato também ficará marcado como uma forma de cobrança da sociedade para que alguma atitude seja tomada com objetivo de evitar mais acidentes com veículos de tração animal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS