IMTT faz intervenção em dois pontos do Centro
20/04/2017 13:58 - Atualizado em 20/04/2017 18:35
Secom - Campos
Intervenção no Centro de Campos/Secom - Campos
O Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) realiza nesta semana, intervenções em dois pontos da cidade para melhorar o trânsito de pedestres. Uma foi na altura da estrutura dos semáforos em frente ao Fórum Maria Tereza Gusmão de Andrade, na avenida XV de Novembro, e a outra na rua 21 de Abril, próximo à esquina com a rua Santos Dumont.
Em frente ao fórum, foram pintadas sinalizações horizontais, que incluem faixas de pedestres e texto de alerta e de limite de velocidade - máximo de 30 km/h - aos motoristas. No mesmo local, foram feitas intervenções nos semáforos, que agora permitem o tempo de aproximadamente 20 segundos, o que não existia, para que o pedestre possa atravessar com segurança. A sinalização vertical será implantada e complementada por sinalização luminosa, semáforo, para acentuar a importância do tempo de parada dos veículos.
— Como o movimento de veículos é intenso e contínuo, praticamente durante todo o dia na XV de Novembro, o pedestre acabava perdendo muito tempo para atravessar naquele trecho, na maioria das vezes por intervenção de agente de trânsito, ocasião em que não estava descartado o risco. Por isso, realizamos a intervenção para dar segurança nesta travessia, visto o pedestre ser o principal modal e a prioridade em um sistema de mobilidade. Desta forma, é igualmente importante ressaltar que os motoristas devem estar atentos para usufruírem igualmente, com benefício, da sinalização. Primeiro pela diminuição da velocidade, no trecho, máximo de 30km/h; segundo, por se posicionarem adequadamente nas faixas da pista de rolamento — disse o presidente do IMTT Renato Siqueira.
Os motoristas que seguirem no sentido dos bairros Caju e Pecuária devem manter a direita, já os que vão seguir no sentido Pelinca, e, até mesmo os que vão realizar manobra de acesso ao fórum, devem se posicionar à esquerda. “Não haverá mais a disponibilidade da faixa livre da direita, por razões que envolvem a segurança do pedestre”, acrescentou Renato.
Na segunda intervenção, também foi pintada faixa de pedestre na rua 21 de Abril, no alinhamento com a Rua Santos Dumont. “Nesse ponto, de intenso movimento de pedestres, realizamos a pintura da faixa em frente ao rebaixamento do meio-fio, para cadeiras de rodas que já existia. Com isso, além de beneficiar o pedestre, também colaboramos para garantir o direito à acessibilidade, com segurança”, concluiu Siqueira. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS