Cidade da criança recebe visitantes no Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Ana Laura Ribeiro 02/04/2017 13:33 - Atualizado em 03/04/2017 16:55
Ana Laura Ribeiro
Cidade da criança:Dia mundial do autismo / Ana Laura Ribeiro
Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, pais e familiares de portadores do transtorno se reuniram, neste domingo (2), na Cidade da Criança para uma manhã divertida. O evento, organizado pela Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos (AMA Campos) com o apoio da prefeitura, teve o objetivo de promover a conscientização e interação de toda a comunidade. O público pôde brincar e assistir ao espetáculo infantil “Os Saltimbancos”.
Os pais mostraram a união da associação, uniformizados e brincando com seus filhos, incentivando a interação com outras crianças. Aline Menezes, mãe do Miguel Menezes, portador do autismo, de 5 anos, contou sobre a inciativa do domingo especialmente para eles. “Os pais entraram em contato com a prefeitura, pedimos a autorização para promover o evento, porque na cidade infelizmente não temos muita opções de entretenimento com inclusão. Nós já fizemos o cinema adaptado e agora estamos querendo criar uma parceria com a Cidade da Criança para proporcionar essa oportunidade para todos, não só para autistas. A ideia é amplificar para todas as crianças com necessidades especiais”, disse.
Aline ainda comentou sobre a dificuldade de encontrar um lugar de lazer com pessoas preparadas para receber autistas. “Muitos pais tem medo de saírem de casa por medo de chegar a um lugar e não ter um local preparado para recebê-los. Aqui os funcionários foram preparados para hoje, dando oportunidade a essas crianças”, completou a mãe do Miguel.
De acordo com Cilésia Cardoso, monitora do parque, os funcionários receberam instruções, ouviram palestras e orientações de como receber os pequenos portadores de autismo.
Várias atividades foram oferecidas durante o evento, mas a intenção era, acima de tudo, a socialização entre os autistas e as outras crianças. Uma mãe, que preferiu não se identificar, contou que seu filho é portador do autismo, porém o acompanhamento psicológico recomendou a não informá-lo sobre sua necessidade.
— Meu filho não sabe que possui o transtorno, mas tem muita dificuldade de se socializar com outras crianças. Ele é muito inteligente e consegue se relacionar facilmente com adultos, e a intenção de trazê-lo é fazer amigos — relatou a mãe, que também faz parte do AMA.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS