Espera por cirurgias é motivo de reclamação
Julia Beraldi 31/03/2017 20:27 - Atualizado em 04/04/2017 12:14
/
Moradores de São João da Barra que precisam de cirurgias reclamaram que não tem uma resposta satisfatória da Secretaria Municipal de Saúde. Um dos munícipes é o aposentado Josemar Machado, que precisa de uma operação na coluna. Já o morador Vanildo Monteiro espera por cirurgias nos olhos e ouvidos.
De acordo com Josemar Machado, de 48 anos, que está aposentado por invalidez, há 18 anos ele fraturou a coluna após cair de um andaime, quando trabalhava como pedreiro. Ele chegou a passar por duas cirurgias. A última foi feita em 2012 e quatro meses depois outro procedimento deveria ter sido feito, mas até hoje não aconteceu. Atualmente, ele conta que tem medo de ficar paraplégico e toma remédios para controlar as constantes dores. “Já abri vários processos para rever meus direitos porque o descaso que estão tratando o povo sanjoanense é um absurdo”, disse.
Outro morador indignado com a situação da Saúde no município é Vanildo Monteiro, de 61 anos, que espera há dois anos por cirurgias nos olhos e ouvidos. “Não sei mais o que fazer. Preciso passar por essa cirurgia, mas dizem que não tem vaga para que eu possa fazer a cirurgia”, alegou.
Em nota, a Prefeitura de São João da Barra informou que, em caso de necessidade cirúrgica, o assistido deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde para que o Departamento Municipal de Regulação insira o cidadão à regulação do Estado. Geralmente as cirurgias ocorrem no Rio de Janeiro ou em Itaperuna. Nesses casos, a Secretaria Municipal de Saúde garante o transporte do paciente.
A Prefeitura informou ainda que, no início do ano, conseguiu reativar a única maternidade do município e já há estudos para que cirurgias ortopédicas e cirurgias gerais voltem a acontecer dentro do município, porém o prazo para que isso ocorra ainda não foi definido devido às dívidas herdadas da gestão anterior.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS