Preservar água é tema em escolas
24/03/2017 10:31 - Atualizado em 24/03/2017 17:03
Alunos receberam atividade pedagógicas sobre a água.
Preservar a água do planeta para que não falte às gerações futuras. Dentro desse contexto, as escolas municipais de São João da Barra promovem atividades pedagógicas em comemoração ao Dia Mundial da Água e Dia Municipal do rio Paraíba do Sul. O objetivo é conscientizar e incentivar ações práticas para que os alunos possam refletir e ampliar a compreensão do não desperdício, construindo atitudes e valores voltados à proteção e conservação da água.
Em Atafona, a escola Professora Dionélia Gonçalves Santos desenvolveu atividades de leitura, pintura, confecção de cartazes, contação de histórias. Os alunos também participaram da apresentação da esquete “Como salvar o Rio Paraíba do Sul?”, com a Multiplural Produções, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Pesca e Educação. A professora Monique Sales comentou que todas as atividades foram realizadas a partir de um texto que apresentava a importância da água, sua utilização e dicas de como evitar seu desperdício. “Nós professores pretendemos com estes projetos formar uma consciência ambiental, através do aprendizado, mostrando a importância deste recurso para a manutenção da vida, e que é primordial evitar que o mesmo desapareça”.
Na escola Luiz Ferreira de Almeida, em Papagaio, 5º distrito, os alunos assistiram vídeos sobre o meio ambiente, com foco na água, elaboraram cartazes e apresentaram uma coreografia baseada na música: Planeta Água, de Guilherme Arantes.
Para a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Siqueira, os projetos lúdicos geram uma reflexão importante sobre os cuidados que devemos ter com a água, a poluição do rio e o ambiente no qual estamos inseridos. “Devemos ensinar hoje para termos qualidade de vida amanhã. Esta é a proposta de uma educação consciente”, concluiu.
Ainda em comemoração ao Dia Mundial da Água, a programação incluiu apresentação de esquete, “Como Salvar o Rio Paraíba do Sul?”, músicas temáticas, Varal de Trovas e inauguração da placa informativa sobre a Lei Municipal 02/2005, que criou o Dia do rio Paraíba do Sul.
As atividades iniciaram na última quarta-feira, em frente ao canal da CEHAB, em Atafona, e foram concluídas na manhã de ontem, com a reativação do projeto Barca da Ciência, disponibilizando um passeio pela orla fluvial para alunos da E.M Amaro de Souza Paes. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS