Médica nega serviço e Francimara responde
Mário Sérgio Junior 23/03/2017 18:19 - Atualizado em 25/03/2017 12:34
Prefeita de SFI
O caso de uma criança que teria tido o atendimento negado por uma médica no Hospital Manoel Carola, em São Francisco de Itabapoana, ganhou repercussão nas redes sociais e a prefeita Francimara Barbosa Lemos chegou a emitir nota para dizer que não permitirá jamais que atitudes como estas passem despercebidas. O caso teria acontecido na última segunda-feira, quando a mãe da criança teria levado a filha para o hospital com vômito e febre alta, mas a médica de plantão teria se recusado a atender, pois a unidade de Saúde estava sem água e ela não poderia lavar a mão.
Nesta quinta-feira, a prefeita Francimara Barbosa Lemos publicou uma nota no seu Facebook, onde salientou que devido ao longo período de estiagem, os lençóis freáticos do município ficaram com a captação abaixo da quantidade de consumo necessário e, por isso, a Cedea, responsável pela distribuição de água, estaria abastecendo a cidade com “caminhão pipa”. Francimara explicou que na última segunda-feira, justamente por não terem conseguido água suficiente para atender as necessidades do Hospital Manoel Carola, não foi possível abastecer a cisterna.
Apesar dessa situação pontual, a prefeita Francimara ressaltou que “o fato da falta de água corrente, em hipótese alguma, é justificativa para que a profissional de saúde recuse atendimento, inclusive, esta conduta que é vedada pelo código de ética médica, em seu Artigo 58, bem como o artigo 135 do Código Penal, que define a omissão de socorro. E durante o expediente buscamos alternativas para que a pediatra pudesse lavar suas mãos, tais como água mineral, o que foi recusado pela profissional”.
A prefeita disse ainda que pediu a instauração de sindicância, pois “o povo de São Francisco merece respeito acima de tudo, além de profissionais sérios, éticos e dedicados à causa pública, pois com saúde não se brinca, muito menos se nega”. “Aguardarei a apuração do caso, e cobrarei o rigor da lei para os irresponsáveis que protagonizaram este infeliz episódio”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS