Número de imunizados contra febre amarela já ultrapassa 145 mil em Campos
Daniela Abreu 25/03/2017 17:57 - Atualizado em 27/03/2017 10:04
Paulo Sérgio Pinheiro
Vacinação contra a febre amarela/Paulo Sérgio Pinheiro
A vacinação com meta para imunização total da população contra a febre amarela segue em Campos. Até essa sexta-feira (24), segundo dados da Prefeitura, mais de 145 mil pessoas já tinham recebido a dose, em uma semana de campanha. Os trabalhos têm sido feitos em seis postos espalhados em pontos estratégicos da cidade, sempre das 8h às 16h, inclusive nos finais de semana: Vila Olímpica do Parque Esplanada, Fundação Municipal de Esportes, UBS da Penha, Vila Olímpica de Travessão, Vila Olímpica do Parque Guarus e ginásio do CCH na Uenf.
Neste sábado (25), na Vila Olímpica do Parque Esplanada, segundo as responsáveis da equipe de epidemiologia, Aline Campos e Larissa Ferreira, cerca de 2 mil pessoas compareceram. Cerca de 1,5 mil pessoas buscam diariamente esse ponto para vacinação.
Segundo Aline, as pessoas ainda têm muitas dúvidas e alguns medos. “Tem muita notícia errada, tem gente que vem achando que pode ficar cego com a vacina”, disse a responsável, que frisou que a vacina só é contraindicada para gestantes e lactantes, crianças abaixo de nove meses, intolerantes a ovo e gelatina, pacientes em uso de corticóides e portadores de doenças que comprometem o sistema imunológico, como a Aids ou pacientes oncológicos. Idosos acima de 60 anos necessitam de laudo médico. Doadores de sangue devem fazer a doação antes da imunização e voltarem doar somente após 30 dias. Mulheres devem aguardar o período de três meses para engravidar.
As reações mais comuns após receber a vacina são dor de cabeça, febre e dor no corpo, mas, segundo Aline, nenhuma pessoa imunizada retornou à unidade com queixas. Após o período de 10 dias, o corpo adquire 100% de imunidade contra a febre amarela.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS