Uma semana de imunização em massa contra febre amarela
Paula Vigneron 24/03/2017 11:39 - Atualizado em 27/03/2017 09:59
Rogério Azevedo-Supcom Campos
Exército em apoio à vacinação contra febre amarela / Rogério Azevedo-Supcom Campos
Após sete dias de vacinação contra a febre amarela, em Campos, a população continua a buscar os pontos de imunização no município. A movimentação, no entanto, estava menor na manhã desta sexta-feira (24). E, para os próximos dias, haverá mudanças. A Fundação Rural de Campos (FRC), na Pecuária, encerra, nesta sexta, a vacinação. O polo será transferido para a Vila Olímpica do Parque Esplanada, que atenderá aos moradores da região a partir deste sábado (25), das 8h às 16h. Até essa quinta-feira (23), a Vigilância em Saúde de Campos já vacinou 128.685 pessoas contra a febre amarela: uma média de quase 20 mil doses por dia. A expectativa é que dentro de quatro semanas todo o público-alvo, que gira em torno de 400 mil pessoas, seja vacinado. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde de Campos, Andréya Moreira, o Exército já atua desde quinta-feira nos postos onde o comando militar percebeu a necessidade. A vacinação em Campos conta, ainda, com apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.
Enfermeira atuante na FRC, desde o primeiro dia de vacinação, Aline Campos Ramos, de 29 anos, contou que mais de 13 mil campistas pela unidade de atendimento.
— No sábado, primeiro dia, foram mais de 4.800 pessoas. No segundo dia, foram 3.000. Diariamente, 1.500 pessoas têm passado por aqui. O número de vacinas é ilimitado. No final do dia, por volta das 15h30, a gente distribui senha para organizar e não haver desperdícios. Se abrirmos (a caixa) somente para uma pessoa, por exemplo, perderemos onze doses — explicou a profissional.
Para Aline, a população de Campos está bastante consciente sobre a importância da prevenção contra a febre amarela, compreendendo os riscos e as motivações para tomar a vacina. A enfermeira ressaltou que são poucos os casos em que os pacientes estão sofrendo os efeitos colaterais da vacinação. De acordo com ela, pode haver quadro de dor de cabeça, febre e dor no corpo, em até quatro dias após a imunização.
É importante que adultos e crianças estejam atentos aos prazos para a segunda dose da vacina contra a febre amarela. Menores de cinco anos devem tomá-la após 30 dias da dosagem inicial. Quem tiver mais de cinco deverá ser novamente imunizado quando completarem dez anos da primeira dose.
Postos - A vacinação acontece nos seguintes postos, das 8h às 16h: Secretaria de Saúde, CRTCA I e II, Fundação Municipal de Esportes (antiga AABB), Ginásio do CCH na Uenf, UPH de Ururai, UBS do Jóquei, UBS da Penha, Hospital São José, Fundação Rural de Campos, Centro de Saúde de Guarus, UBS Alair Ferreira, UBS de Farol de São Tomé, Vila Olímpica do Parque Guarus, Vila Olímpica do Parque Esplanada e Vila Olímpica de Travessão.
Já nos finais semana, serão seis: Vila Olímpica do Parque Esplanada, Fundação Municipal de Esportes, UBS da Penha, Vila Olímpica de Travessão, Vila Olímpica do Parque Guarus e Ginásio do CCH na Uenf.
  • Exército em apoio à vacinação contra febre amarela

    Exército em apoio à vacinação contra febre amarela

  • Exército em apoio à vacinação contra febre amarela

    Exército em apoio à vacinação contra febre amarela

  • Exército em apoio à vacinação contra febre amarela

    Exército em apoio à vacinação contra febre amarela

  • Último dia de vacinação na FRC

    Último dia de vacinação na FRC

  • Último dia de vacinação na FRC

    Último dia de vacinação na FRC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS