Casimiro confirma terceiro caso de febre amarela
Paula Vigneron e Aldir Sales 21/03/2017 13:13 - Atualizado em 22/03/2017 12:18
Foi confirmado, nesta terça-feira, o terceiro caso de febre amarela silvestre no estado do Rio e Janeiro. Em nota, a secretaria de Estado de Saúde afirmou que se trata de um morador da zona rural de Casimiro de Abreu, na Baixada Litorânea, que está internado no Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião, no Rio. O órgão não deu mais detalhes, mas informou que o paciente apresenta estado de saúde estável.
Os dois primeiros casos da doença também foram registrados em Casimiro de Abreu, entre eles a primeira morte. O pedreiro Watila Santos, 38 anos, morreu no dia 11 de março, após dar entrada no Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes. Já Alessandro Valença Couto, 37 anos, chegou a ser internado no Hospital dos Servidores, no Rio de Janeiro, mas teve alta na última sexta-feira. Os dois moravam na localidade de Córrego da Luz, a aproximadamente 8 km do Centro da cidade. Em ambos os casos os homens não possuíam histórico de viagens para regiões com circulação comprovada do vírus.
Até a última segunda-feira, a secretaria divulgou que investigava 35 casos suspeitos da doença em todo o estado, mas não informou em quais municípios. O Estado também notificou que 21 outros pacientes que apresentaram sintomas suspeitos tiveram o diagnóstico descartado para febre amarela.
Nesta terça-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu Campos e todas as cidades do interior do estado do Rio de Janeiro na área de recomendação de imunização para a doença. De acordo com a orientação da OMS, todos os estrangeiros que estiverem com viagens marcadas para a região devem ser vacinados com pelo menos dez dias de antecedência. Apenas as cidades do Rio de Janeiro e Niterói não estão dentro da zona de recomendação no estado.
Em Campos, onde a Vigilância em Saúde informou o primeiro caso suspeito em humano e confirmou a febre amarela como a causa da morte de um macaco em Rio Preto, na última sexta, 43.207 pessoas foram vacinadas nos três primeiros dias da imunização em massa na área urbana. Na zona rural, a ação começa nesta quarta-feira no distrito de Morro do Coco.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS