Homem é internado em SF com sintomas de febre amarela
Marcus Pinheiro, Camilla Silva e Paula Vigneron 16/03/2017 12:46 - Atualizado em 27/03/2017 17:05
São Fidélis Notícias
Hospital Armando Vidal / São Fidélis Notícias
Um dia após a secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmar os dois primeiros casos de febre amarela silvestre no Rio de Janeiro, entre eles a primeira morte, em Casimiro de Abreu, na Baixada Litorânea, um jovem de 23 anos também deu entrada no Hospital Armando Vidal, em São Fidélis, com os sintomas da doença. De acordo com a secretaria de Saúde do município, o material para a realização de exames foi colhido e encaminhado para um laboratório no Rio de Janeiro. Enquanto isso, a vacinação integral gradativa da população em Casimiro e nos municípios vizinhos já começou. Em Macaé, a Prefeitura anunciou que as doses estão disponíveis 24 horas por dia em alguns postos de saúde. Em Campos, a ação começa na próxima segunda-feira na área urbana. Está marcada para esta sexta uma entrevista coletiva com representantes da Vigilância em Saúde do município para dar maiores detalhes sobre a estratégia.
O secretário de Saúde de São Fidélis, Carlos Eduardo Dias Raposo, confirmou o monitoramento do rapaz de 23 anos internado no Armando Vidal. Segundo ele, o jovem apresenta quadro de febre, dores no corpo e na cabeça. “A febre amarela é uma doença silvestre. Não é transmitida por homens. Não há, portanto, necessidade de isolamento”, esclareceu. Raposo disse ainda que este é o segundo caso suspeito de febre amarela registrado no município. No entanto, a primeira pessoa que apresentou sintomas similares já teria passado por exames que apresentaram resultados negativos para a doença.
Para garantir a imunização da população, Carlos Eduardo contou que a SES ofereceu 12 mil doses da vacina para São Fidélis. “Já fechamos o cerco imunológico no entorno do Parque do Desengano e estamos atendendo prioritariamente a zona rural. A população da cidade também está sendo assistida com 100 doses diárias em horário agendado para evitar filas”, concluiu o secretário.
Na tarde desta quinta, a secretaria de Saúde de Macaé anunciou que a vacinação acontece no município até que toda a população, observada as contra-indicações, esteja vacinada. Para isso, seis unidades vão funcionar 24 horas em todos os dias da semana. São elas: Pronto Socorro do Aeroporto, Pronto Socorro de Imbetiba, UPA da Barra, UPA do Lagomar, Hospital Público de Macaé (HPM) e o Hospital Público do Trapiche.
Em Campos, a vacinação gradual de toda a população começa na próxima segunda-feira. Pelo menos 11 postos já foram confirmados para receberem a ação, contemplando bairros como Ururaí, Penha, Jóquei, além de Guarus, Travessão e do Farol de São Thomé. Enquanto isso, a imunização continua nos distritos próximos às zonas de mata. Nesta sexta a ação será iniciada em Ibitioca, enquanto no domingo será a vez dos moradores de Sentinela do Imbé receberem as doses.
Estratégia para 12 municípios
O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., e o subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, se reuniram na manhã desta quinta com representantes de 12 municípios localizados nas proximidades de Casimiro de Abreu para traçar as estratégias da antecipação da vacinação em massa.
No encontro estiveram presentes representantes de Casimiro de Abreu, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Rio das Ostras, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Silva Jardim, Cabo Frio, Araruama, Macaé, Bom Jardim e Nova Friburgo.
De acordo com Luiz Antônio, a intenção do Estado é atuar de forma conjunta com os municípios. “Com apoio do Estado, o município de Casimiro de Abreu poderá ampliar seus pontos de vacinação, utilizando escolas, por exemplo. Também estamos montando o hospital de campanha, que funcionará exclusivamente como posto de vacinação. Como já anunciamos, teremos a distribuição de 1 milhão de doses, já disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, para os 25 municípios que elencamos como prioritários por conta da confirmação dos casos. Queremos tranquilizar a população, uma vez que já estamos alinhados com o Ministério da Saúde para que tenhamos a garantia do fornecimento das doses necessárias da vacina para a nossa população”, destacou o secretário.
Especialista alerta sobre os sintomas da doença
Impulsionada pela confirmação dos casos de febre amarela em Casimiro de Abreu, cresceu a preocupação da população com os sintomas da doença. No entanto, apesar da semelhança com outras doenças infecciosas, como dengue, zika e chikungunya, os especialistas alertam para as principais diferenças entre elas.
De acordo com o diretor do Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI) de Campos, Luiz José de Souza, inicialmente os sintomas das doenças transmitidas pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes e Aedes aegypti são parecidos. Segundo ele, em comum estão as dores no corpo e a febre elevada. “A infecção pelo vírus da febre amarela resulta, em muitos casos, no amarelamento das mucosas e da pele. Este sintoma é o mais representativo para a diferenciação das doenças. Em alguns casos, nos primeiros dias da febre amarela, o paciente pode apresentar náuseas, vômito e diminuição no apetite. Nos casos mais rigorosos da doença, pode haver fortes dores na região da barriga com comprometimento de órgãos como fígado e rins”, esclareceu Luís José.
INFO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS