Limpeza de canais começa nesta terça-feira
13/03/2017 18:00 - Atualizado em 13/03/2017 18:08
Parceria para limpeza de canais/
Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) chegam nesta terça-feira (14) a Campos com máquinas para iniciar a limpeza dos canais Cambaíba e Coqueiros, na área rural do município. Segundo o superintendente municipal de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso, o trabalho é resultado de uma parceria firmada com a secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e vai permitir que a água chegue às propriedades rurais.
O superintendente explica que, atualmente, a situação é precária, devido à grande quantidade de vegetação obstruindo a passagem da água. “Os canais estão muito assoreados. O Cambaíba está limpo em um trecho onde o trabalho de limpeza chegou a ser iniciado, mas em geral a situação está muito complicada porque todos precisam de água”, informa Nildo.
Parceria para limpeza de canais/
Ele explica que o trabalho será realizado, simultaneamente, nos dois canais. “Esses canais atendem a pequenos, médios e grandes produtores, que estão sem água para atender suas propriedades”, disse o superintendente.
O canal Coqueiros tem 40 quilômetros de extensão e passa pelos bairros Matadouro, Parque Califórnia, Vivendas do Coqueiro, Jóquei, Penha, passando por Donana e Tocaia, na Baixada Campista. Já o canal de Cambaíba, que tem 15 quilômetros de extensão, tem início na BR 356, estrada que liga Campos a São João da Barra, passa por Poço Gordo, Espinho, Baltazar e Beira do Taí, desaguando no canal São Bento.
— Estamos precisando muito de chuva porque estamos em um período de preparar a terra para o plantio. Devido à estiagem, alguns lugares também estão com o lençol freático muito abaixo do nível e os poços existentes não estão atendendo. Durante as nossas visitas às propriedades rurais, recebemos muitas demandas relativas à água, principalmente, para irrigação, limpeza de bebedouros e tanques, como em Cambaíba e Brejo Grande. Através dessa importante intervenção nestes dois canais, eles serão desobstruídos, permitindo a vazão da água para as propriedades rurais — informa o superintendente. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS