Casimiro de Abreu investiga morte de paciente com sintomas de febre amarela
Daniela Abreu 13/03/2017 00:26 - Atualizado em 14/03/2017 08:44
Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes/
Um homem de 38 anos, morador de Córrego da Luz, em Casimiro de Abreu, morreu no Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes, na madrugada de sábado, com sintomas de febre amarela. Segundo nota no site da Prefeitura, Watila Santos deu entrada na unidade às 8h de sexta-feira com “dor de cabeça, taquicardia, falta de ar, febre e dor no corpo”. Os sintomas comuns à febre amarela e a notícia da morte criaram alarde na cidade. No entanto, a Prefeitura de Casimiro de Abreu acha prematuro associar a morte à doença e a Vigilância em Saúde do Estado não admite a notificação. A nota oficial diz ainda que a causa da morte está sendo investigada e o laudo deve sair em 10 dias. Caso seja confirmado, este será o primeiro caso da doença no estado. O Rio de Janeiro faz divisa com Minas Gerais e Espírito Santo, onde houve notificação de febre amarela. O bloqueio epidemiológico foi a primeira alternativa para evitar a entrada da doença em território fluminense. Após o aparecimento de macacos mortos em Campos e São Sebastião do Alto, além desta última suspeita, foi anunciada, nesse sábado, a vacinação de toda a população.
Segundo nota de pesar da Prefeitura de Casimiro de Abreu, Watila foi internado pela manhã, mas à tarde o quadro se agravou, quando sofreu uma parada cardíaca. Ele foi reanimado e levado para a Unidade de Pacientes Graves. Durante a madrugada, sofreu outra parada cardíaca e não resistiu.
A secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu foi questionada e, em nota, disse que até que o laudo com resultado do exame fique pronto, considera prematuro “apontar uma suspeita para a doença que levou à causa de seu falecimento. O exame está sendo analisado pelo laboratório Noel Nutels, no Rio de Janeiro”.
Já a Vigilância em Saúde do Estado foi questionada se o caso foi oficialmente notificado e tratado oficialmente como suspeita de febre amarela e respondeu somente que “este ano foram notificados 30 casos suspeitos de febre amarela, todos descartados. Até o momento não há nenhum registro de caso da doença no estado”.
Vacinação - Com o objetivo de proteger a população do município de Casimiro de Abreu contra a febre amarela, o Secretário Municipal de Saúde, Ibson Júnior, conseguiu com o Secretário de Saúde do Estado, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, nesta segunda-feira, as vacinas contra febre amarela para imunizar toda a população a partir desta quarta-feira, dia 15. As doses iniciais chegam ainda nesta segunda em Casimiro.
A ação de imunização será feita nas doze unidades do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Um cronograma de vacinação será divulgado a partir desta terça-feira pelo secretário de Saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS