Moradores da Tapera são vacinados contra a febre amarela
12/03/2017 13:55 - Atualizado em 13/03/2017 14:20
  • Vacinação contra a febre amarela na Tapera

    Vacinação contra a febre amarela na Tapera

  • Vacinação contra a febre amarela na Tapera

    Vacinação contra a febre amarela na Tapera

  • Vacinação contra a febre amarela na Tapera

    Vacinação contra a febre amarela na Tapera

O domingo (12) foi de prevenção contra a febre amarela para os moradores da localidade da Tapera, no distrito de Ibitioca. Desde cedo, muita gente já esperava em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) pelo início da vacinação, que vai se estender até as 16h. No dia anterior (11), a imunização foi na localidade de Lagoa de Cima, onde 784 pessoas foram vacinadas. Nessa sexta-feira, a secretaria de Estado de Saúde divulgou que o Rio de Janeiro passará a recomendar a vacina contra a doença para todos os municípios em seu território.
A dona de casa Elizete Fonseca dos Santos, 47 anos, era uma das primeiras da fila. “Cheguei cedo com meu casal de filhos e trouxe também a filhinha de dois anos da minha sobrinha. A gente tem que se prevenir, não é mesmo?”. Mesmo cuidado teve o pedreiro Gedaias Francisco do Nascimento, 52 anos. “Não quero arriscar. Se a doença pode chegar aqui, temos que nos prevenir”, ponderou.
A equipe de seis pessoas da Vigilância em Saúde ganhou o reforço de mais três profissionais da UBS local. “Recebemos 1.500 doses para esse trabalho, mas, se for necessário, retornaremos aqui para complementar a vacinação”, explicou a enfermeira chefe da equipe, Isabelle Gomes.
Devem ser imunizadas pessoas de 9 meses de idade a 60 anos. A vacina não é recomendada a quem enfrenta problemas de baixa imunidade, como doentes de HIV e pessoas em tratamento de câncer, por exemplo.
A vacinação nos municípios fluminenses com área de Mata Atlântica próximos aos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, onde foram confirmadas mortes pela doença, iniciou em fevereiro. Os moradores do distrito de Dores de Macabu seguem sendo imunizados nesta segunda (13) e terça-feira (14).
O trabalho de barreira contra a doença em Campos começou pelo distrito de Santo Eduardo, no dia 30 de janeiro. Depois foi feito em Santa Maria, Rio Preto, Imbé, Lagoa de Cima, Morangaba e Dores de Macabu. Na área central da cidade, além da vacinação na secretaria de Saúde para pessoas que vão viajar para potenciais áreas de risco, o serviço é oferecido, desde o último dia 9, no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA I), na rua Barão de Miracema, perto do Palácio da Cultura.
Rio de Janeiro — Rodeado por três estados com casos suspeitos e confirmados de febre amarela, o Rio de Janeiro passará a recomendar a vacina contra a doença para todos os municípios em seu território. Segundo revelou o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, o ministério da Saúde garantiu três milhões de doses para uma etapa inicial em todo o estado, prevista para começar em 15 dias. O governo estadual pretende vacinar toda a população ao longo do ano, incluindo a capital — o que requer aproximadamente 12 milhões de doses de vacina no total. Teixeira Júnior classifica a decisão como uma medida de prevenção.
Fotos: Rogério Azevedo/Supcom-Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS