Vigilância em Saúde amplia vacinação contra febre amarela na área central
07/03/2017 18:30 - Atualizado em 08/03/2017 11:45
Com o objetivo de ampliar o atendimento à população, a Vigilância em Saúde vai abrir mais um posto de vacinação contra a febre amarela na área central da cidade. A partir de quinta-feira (9), o serviço também será disponibilizado no Centro de Referência de Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) I, na rua Barão de Miracema (próximo ao Palácio da Cultura). Atualmente, o procedimento é oferecido na sede da secretaria municipal de Saúde.
No CRTCA, de acordo com a Vigilância em Saúde, serão distribuídas 150 senhas por dia, a partir das 7h30. Na sede da pasta — Rua Voluntários da Pátria, 875 — são entregues 100 números diariamente. Porém, a vacinação é destinada para as pessoas que comprovarem viagens para áreas de risco.
Além da ampliação das ações na área central, a Vigilância em Saúde vai continuar com o bloqueio vacinal contra a febre amarela nos distritos que possuam áreas de mata atlântica e proximidades. Nesta terça-feira (7), foi a vez da população de Morangaba.
— Acho essa medida muito importante, porque não podemos brincar com a saúde. Para quem mora na área rural essa é a oportunidade. Trabalho próximo à mata quase todos os dias e tenho que me precaver — disse o varredor André da Silva, um dos primeiros a ser vacinado na manhã de terça-feira (7).
A vacina é destinada a pessoas entre 9 meses e 60 anos de idade, obedecendo às indicações e contraindicações do Ministério da Saúde. Não devem receber a dose pessoas com câncer, com HIV positivo, com alergia a proteína do ovo e gelatina, que fazem uso de medicamentos como corticoide, gestantes e lactantes.
— Os idosos com idade acima de 60 anos que precisarem tomar a vacina, já que o Ministério da Saúde preconiza que a categoria não seja imunizada, terão que apresentar uma declaração médica do paciente com dados pessoais, assinada e carimbada autorizando a imunização — ressaltou Cláudia Marcolino, enfermeira responsável pela vacinação em Morangaba.
O cronograma do bloqueio segue nos dias 8, 9, 10, 13 e 14 em Dores de Macabu, nos dias 15 e 16 em Serrinha e nos dias 17,20 e 21 em Ibitioca. Após reclamação de moradores, a Vigilância em Saúde também decidiu repetir a vacinação para os moradores de Lagoa de Cima e levar a ação até a Tapera. Na UBS de Lagoa de Cima, o bloqueio será feita no sábado (11). Já no domingo (12), haverá imunização na UBS de Tapera. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS