Vacinação remarcada após problemas
Aldir Sales 06/03/2017 21:48 - Atualizado em 10/03/2017 17:52
Silvana Rust/Supcom-Campos
Vacinação em Rio Preto / Silvana RustSupcom-Campos


Após reclamações de moradores, a Vigilância em Saúde de Campos anunciou que vai repetir a vacinação contra a febre amarela em Lagoa de Cima e levar a ação até a Tapera no próximo final de semana. A ação, inicialmente marcada para esta segunda, teve objetivo de imunizar os moradores das duas localidades, mas aconteceu apenas no posto de saúde de Lagoa de Cima. Também ontem, o comandante da Guarda Ambiental de Campos, Sávio Tatagiba fez um apelo para a população não matar os macacos na região do Imbé.
Além do problema com a distância, nas redes sociais se espalharam o relato de que o posto de saúde fechou às 16h, mesmo com várias pessoas ainda na fila. “Às 16h eles fecham os portões sem nenhum aviso prévio e simplesmente encerram a vacinação, deixando todos na fila com a cara para cima e debaixo de sol”, disse uma usuária.
Outros usuários das redes sociais relataram que moradores chegaram a procurar o posto de saúde da Tapera e foram orientados a se deslocar por cerca de 15 km até a outra localidade.
Em nota, a Vigilância em Saúde informou que devido à grande demanda encontrada, o órgão decidiu fazer mais um dia de vacinação para os moradores de Lagoa de Cima, na UBS da localidade, no próximo sábado. Já no domingo, haverá imunização na UBS de Tapera para os moradores desta área, diferente de ontem, quando a vacinação foi somente em Lagoa de Cima.
Para esta terça-feira, a vacinação está marcada para acontecer na sede do distrito de Morangaba.
Macacos - “Não se mata nenhum animal silvestre porque é um crime ambiental. Os macacos são tão vítimas da febre amarela quanto nós”. É com esta explicação que o comandante da Guarda Ambiental de Campos, Sávio Tatagiba, procura conscientizar a população a não matar os animais por receio da transmissão da febre amarela.
— Os macacos servem até como sentinela, porque se aparecerem mortos, e se a causa for realmente febre amarela, representa um sinal de que a população precisa ser vacinada. Ninguém precisa ficar em pânico — conta Sávio Tatagiba.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS