Tarifa de energia ficará mais barata em municípios do Rio
14/03/2017 17:37 - Atualizado em 19/03/2017 23:11
Torre de energia elétrica/
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (14) o reajuste tarifário anual da Enel Distribuição Rio. As tarifas serão reduzidas, em média, em 6,51% para todos os clientes da distribuidora. Para os consumidores de baixa tensão, em sua maioria clientes residenciais, o reajuste negativo será, em média, de 6,24%. Já para os clientes de média e alta tensão, a redução será, em média, de 7,12%.
O reajuste passa a valer nesta quarta-feira (15) e reflete, principalmente, os menores custos com a compra de energia no país. Enquanto a tarifa da Enel Distribuição Rio recua, a inflação acumulada nos últimos 12 meses está em torno de 5%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).
Segundo José Alves, diretor de Regulação da Enel no Brasil, fatores como o alto índice de furto de energia contribuem para pressionar para cima o valor das tarifas. “As perdas não técnicas da Enel Distribuição Rio, causadas por furto de energia, sobre o mercado de baixa tensão da companhia chegam a 24%”, ressalta José Alves. “A tarifa final repassada aos consumidores poderia ser menor se a situação do furto de energia não fosse tão grave no estado do Rio”, explica.
Atualmente, o índice geral de perdas da Enel Distribuição Rio em toda a área de atuação da companhia (66 municípios do estado do Rio de Janeiro) é de 19,38%. Isso significa que quase 1/5 de toda energia distribuída pela empresa é desviada por meio de ligações irregulares, fenômeno que pressiona o valor das tarifas, fazendo com que os consumidores regulares paguem mais do que pagariam se os índices de furto não fossem tão elevados.
O fenômeno tem sido agravado na área de concessão da Enel Distribuição Rio em razão do crescimento de áreas de risco, em que a Enel tem dificuldades de atuar por causa da violência, sobretudo nos municípios da Região Metropolitana do estado atendidos pela empresa, como Niterói, Duque de Caxias e São Gonçalo. Segundo estimativas da empresa, o número de clientes localizados em áreas de risco cresceu quase 500% desde 2008, passando de 75 mil para cerca de 450 mil – ou 15% da base total de clientes da empresa.
Composição da tarifa
Somente 21,1% da conta de luz se destina ao serviço de distribuição de energia operado pela Enel Distribuição Rio. Ou seja, numa conta de luz no valor de R$ 100, R$ 21,1 são destinados à distribuidora, para operação, expansão e manutenção da rede de energia elétrica. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS