Agências da Caixa têm filas no 1º dia de saque de contas inativas do FGTS
10/03/2017 08:37 - Atualizado em 12/03/2017 12:31
Paulo Pinheiro
Fila para receber o FGTs / Paulo Pinheiro
Dezenas de pessoas formaram filas em agências da Caixa Econômica Federal em Campos, antes mesmo da abertura do banco, com a intenção de sacar o FGTS de contas inativas. O cronograma de saques começou nesta sexta-feira (10) para os 4,8 milhões de beneficiários nascidos nos meses de janeiro e fevereiro.
As agências abriram duas horas mais cedo na cidade, como é o caso da agência do Boulevard Francisco Carneiro de Paula, no Centro. Lá, havia ao menos 100 pessoas na fila por volta das 8h30 desta sexta.
A previsão é de que os saques dos beneficiários nascidos nesses dois meses totalizem R$ 6,96 bilhões, equivalentes a 15,9% do total disponível, de acordo com a Caixa Econômica Federal.
Para atender à população interessada no FGTS, a Caixa vai abrir todas as agências com duas horas de antecedência também na segunda (13) e na terça-feira (14). Neste período serão atendidos apenas os casos relacionados às contas inativas.
Cerca de 1,65 milhão de trabalhadores (34%) receberão automaticamente o crédito em suas contas na Caixa nesta sexta-feira. Mais de 1,2 milhão (25%) de trabalhadores poderão sacar utilizando o Cartão do Cidadão no autoatendimento, lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui. Os demais trabalhadores deverão sacar seus recursos nas agências da Caixa. 
A comerciária Ana Maria Lima, 24 anos, esteve logo de manhã na agência da Caixa. Grávida, Ana Maria aprova a iniciativa do governo de liberar os recursos e já sabe onde irá investir. “Com esse dinheiro pretendo comprar o enxoval para a chegada do bebê”, contou.
Plantão de sábado — Funcionários de mais de 1.800 agências da Caixa estarão de plantão neste sábado (11) para tirar dúvidas dos interessados. A consulta às agências que funcionarão pode ser feita na página da Caixa.
Quem tem direito a mais de R$ 50 mil deve ir pessoalmente a uma agência, que tem até 24 horas para liberar a quantia. Clientes da Caixa podem optar por receber o dinheiro automaticamente em suas contas-poupança.
Sequência de pagamentos — Os nascidos em março, abril ou maio receberão a partir de 10 de abril. Em 12 de maio começa a liberação dos recursos de quem nasceu em junho, julho e agosto. O governo termina de pagar em julho.
(D.P.P.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS