Irrigação na pauta do produtor rural
07/03/2017 21:24 - Atualizado em 12/03/2017 12:30
A Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) em parceria com a Organização das Cooperativas do Rio de Janeiro (OCB/RJ) e apoio da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), realizam, a partir desta quarta-feira, série de palestras sobre irrigação voltadas para os cooperados.
Ao todo, 40 participantes se inscreveram para os três dias de curso que serão realizados no auditório do Hospital Plantadores de Cana (HPC) e a parte prática na Coagro. O curso que seria realizado inicialmente durante dois dias foi ampliado para três por causa da demanda de inscritos.
Segundo a engenheira agrônoma e instrutora, Débora Camargo, durante os três dias serão ensinadas técnicas do uso eficiente da água na irrigação, com a finalidade de evitar o desperdício. “O produtor vai conhecer as técnicas, o uso da quantidade ideal para a irrigação da lavoura. O uso consciente sem mais ou menos”, explicou a instrutora. Ela acrescenta que no último dia de curso os cooperados irão aprender como construir um sensor artificial e, nesse mesmo dia, irão para o campo aprender como ele deve ser instalado.
— A OCB/ Rio firmou parceria com o Instituto Inogri (Instituto de Pesquisa e Inovação da Agricultura Irrigada), com sede em Fortaleza para realizar o curso em todo o estado. A ideia é expandir para outras cidades. Escolhemos começar pela Coagro por ser uma das mais importantes cooperativas do estado do Rio — finalizou Débora.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS