Agricultura realiza visita a produtores
01/03/2017 20:37 - Atualizado em 02/03/2017 10:35
Uma equipe da superintendência municipal de Agricultura e Pecuária visitou nesta quarta o assentamento Santo Amaro, na região de Rio Preto, onde existe cerca de 60 famílias de pequenos produtores. Deste total, 47 são assentados, ex-funcionários da antiga Usina Novo Horizonte, e 38 fazem parte da associação. No último dia 21, a equipe esteve na região Norte, nos distritos de Santo Eduardo e Santa Maria e localidades vizinhas, como Espírito Santinho e Mata da Cruz.
Mais de 1.200 pequenos produtores de diferentes regiões do município já se recadastraram na superintendência, apresentando suas necessidades. Além do atendimento aos produtores do assentamento de Santo Amaro, também, foi feita uma visita às comunidades quilombolas de Conceição do Imbé, Aleluia e Cambucá, onde uma reunião está marcada para a próxima semana. “No assentamento, muitos produtores se queixaram da falta de água. Estamos torcendo para chover neste mês de março porque, além de ser importante para o plantio, a água é fundamental para o gado”, afirma o superintendente Nildo Cardoso.
Nildo explica que, no atendimento feito na Região Norte, muitos produtores apresentaram a necessidade de utilização de retroescavadeiras para a limpeza de tanques. “A maioria dos pequenos produtores tem solicitado tratores para o preparo da terra para o plantio, em março. A necessidade de limpeza nos tanques e bebedouros se deve ao nível baixo do lençol freático, devido ao período de estiagem”, informa o superintendente.
Segundo Nildo, muitos animais estão ameaçados. “É impossível o gado sobreviver sem água”, afirma, ressaltando que está em fase de estudo e será apresentada ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) a viabilidade de abertura de novos poços artesianos mais profundos para resolver o problema da água, que também compromete o fornecimento para as famílias dos produtores da região.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS