Aeronave tomba ao pousar em plataforma na Bacia de Campos
01/03/2017 19:05 - Atualizado em 02/03/2017 13:02
/
Uma aeronave da Omni tombou ao pousar no heliponto de plataforma P-37, na Bacia de Campos, nesta quarta-feira (1), segundo o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF). Pelas informações repassadas ao sindicato até o momento, há três feridos leves, sendo um da equipe do heliponto, e a aeronave encontra-se tombada na plataforma.
Pelas informações passadas pela categoria, durante a manobra de pouso, os flutuadores teriam sido acionados indevidamente, as paletas do rotor principal teriam quebrado e havido um princípio de incêndio que foi controlado. A hélice chegou a tocar no heliponto, segundo a Petrobras.
O Sindipetro-NF afirma que orienta a categoria a bordo a repassar informações para que a entidade possa atuar melhor. "O Sindipetro-NF já batalhou muito, por vários anos, para garantir o direitos dos embarcados de voar com segurança. O último acidente com fatalidade aconteceu em 2011, e essa política equivocada de economia na Petrobras pode acabar por interferir também na segurança aérea. É contra isso que os petroleiros devem estar atentos e denunciar qualquer anormalidade", afirmou o coordenador do Sindipetro-NF, Marcos Breda.
Resposta - A Petrobras informa que um helicóptero modelo S76C, de propriedade da empresa Omni Taxi Aereo, realizou na tarde dessa quarta-feira (1) por volta das 14h, um pouso brusco na plataforma P-37 e tombou lateralmente no heliponto. A aeronave transportava dois tripulantes e oito passageiros. Seis profissionais da equipe de guarnição, que recebem a aeronave, estavam no heliponto. Quatro profissionais sofreram ferimentos leves e receberam o primeiro atendimento pelo médico da Unidade de Manutenção e Segurança Cidade de Araruama, que está acoplada à Plataforma P-37. Os profissionais foram desembarcados para avaliação médica em Macaé. 
Segundo a empresa, a aeronave havia decolado do heliponto de Farol de São Tomé para troca de turma na unidade. A P-37 está localizada no campo de Marlim, na Bacia de Campos e segue operando normalmente. "A Unidade de Manutenção e Segurança Cidade de Araruama possui heliponto disponível para embarque e desembarque de passageiros. A Petrobras comunicou às autoridades competentes e irá instaurar uma comissão para investigar as causas do acidente", afirmou em nota. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS