Projeto de economia sustentável em SJB
22/02/2017 18:07 - Atualizado em 24/02/2017 14:54
Parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e de Meio Ambiente e Serviços Públicos fomentam a economia sustentável em São João da Barra com a trituração das galhadas recolhidas nas áreas urbanas. O trabalho teve início nessa terça-feira (21), no Horto Municipal, e os resíduos passarão a ser destinados à compostagem, sendo posteriormente usados como insumo no horto e enviados para as unidades educacionais que fazem parte do projeto Horta nas Escolas.
De acordo com o secretário de Agricultura, Oswaldo Barreto, a economia vem da reciclagem desse material que antes era desprezado, proveniente do roçado e limpeza. “Além da economia em insumos, não há agressão ao meio ambiente. Cada caminhão gera em torno de uma tonelada de detritos”, explica Oswaldo.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Alex Firme, posteriormente esse trabalho será ampliado para outras áreas do município. “A ideia é estender o recolhimento desse material também para a área rural e transformá-lo em insumos com alto valor agregado, para ser utilizado nas ações das duas secretarias. Dessa forma estamos promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da reciclagem”, destacou.
Horto Municipal – De acordo com o Gerente Administrativo da Agricultura, Robson Peixoto, o Horto Municipal está passando por uma reestruturação, com poda das árvores, capina, manutenção e substituição de equipamentos como bombas para realizar irrigação. “Estamos trabalhando para que o horto volte a produzir e atender não só as escolas do município como toda a população”. (A.N.)
Foto: Secom/SJB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS