Camada de areia retirada entre rio e mar
14/02/2017 21:39 - Atualizado em 17/02/2017 18:28
Divulgação
/ Divulgação
Há cerca de três anos, pescadores da localidade de Guaxindiba, litoral de São Francisco de Itabapoana, convivem com um grande problema: a boca do rio Guaxindiba está muito assoreada e não há como realizar as desembarcações em lugar mais próximo.
Para atender a solicitação da classe pesqueira, a secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, realizou na última segunda-feira, a retirada da extensa camada de areia que impedia o rio Guaxindiba de se encontrar com o mar. Essa iniciativa vai beneficiar cerca de 400 pescadores que utilizam o rio como canal mais propício para desembarcar o pescado.
O secretário de Meio Ambiente, Ilzomar Soares Filho, falou dos fatores que causaram o problema. “No percurso do rio Guaxindiba, muitas pessoas fizeram represas e como existe pouca precipitação de chuva, o rio não tem força suficiente para jogar sedimentos para o mar. Além do mais, o mar que deveria estar mais baixo, está alto. Com isso os sedimentos são impulsionados para a faixa arenosa. Essa ação impossibilita que o rio faça o curso normal”, explicou.
Ilzomar ainda falou que, devido a esse fato foi necessário fazer uma intervenção abrindo a faixa arenosa para água escoar. “A pedido dos moradores estamos abrindo o canal para auxiliar também no escoamento de água e fixação do fundo lodoso”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS