Após dia de tumulto, vacinação corre tranquila
Jhonattan Reis e Ana Laura Ribeiro 15/02/2017 10:16 - Atualizado em 16/02/2017 12:11
/
Após um princípio de confusão nessa terça-feira (14), registrado em vídeos, no setor de vacinação da secretaria de Saúde de Campos, quem procurou a unidade para imunização contra a febre amarela nesta quarta (15) não teve dificuldades. Desde o início da campanha, 100 senhas são distribuídas todos os dias, e, faltando nove dias para o início do Carnaval, a procura pela vacina está intensa.
De acordo com a administradora de Vigilância em Saúde, Adriana Soares, não houve tumulto nesta quarta na fila para distribuição de senhas para vacinação contra a febre amarela. Ela apontou que as senhas foram distribuídas e que equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) estiveram no local durante os procedimentos.
Nessa terça-feira, a demanda foi maior que o número de senhas, gerando desentendimento. Devido à recomendação para que a imunização contra a febre amarela seja feita 10 dias antes de viagens a áreas de risco de contaminação, pessoas que procuraram a vacina em Campos questionaram o número de aplicações por dia.
Segundo Adriana, o critério adotado foi de acordo com o ministério da Saúde. "Na verdade, as pessoas tinham opção de ter vindo antes. Muita gente deixou para vir agora, mesmo as vacinas estando sendo aplicadas desde 10 de janeiro, como os veículos de comunicação estão informando. Simplesmente deixaram para a data limite", disse a administradora de Vigilância em Saúde.
A diretora de Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, orienta que as pessoas que irão para áreas de recomendação e não foram vacinadas no tempo determinado (de 10 dias antes da viagem) deverão utilizar repelentes, assim como os que se vacinaram dentro do prazo como forma de prevenção.
Apesar de não ter ocorrido tumulto nesta quarta-feira, algumas pessoas ainda reclamaram da demora entre a distribuição das senhas e a vacinação. Segundo uma advogada, que preferiu não se identificar, o processo está levando a uma espera de duas horas. "Está demorando muito. Tem gente que chegou por volta das 4h e dormiu na fila. Cheguei por volta das 6h20 e peguei uma das últimas senhas. Passou das 9h e não fui vacinada ainda", disse a advogada. Ela, que explicou que chegou a ir à secretaria na semana passada, mas não conseguiu a vacina, vai viajar para Juiz de Fora, em Minas Gerais.
Retorno — A Vigilância em Saúde de Campos irá realizar, neste sábado e domingo, das 9h às 15h, mais um bloqueio vacinal contra a febre amarela em Santo Eduardo, distrito que faz divisa com áreas de risco do Espírito Santo. O objetivo é alcançar um número maior de pessoas daquela área, principalmente moradores do distrito que trabalham em áreas rurais ou na região central de Campos que não conseguiram ser vacinados durante a primeira semana do bloqueio, realizado entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS