Febre amarela: viajantes contam dificuldades
Camilla Silva e Jhonattan Reis 14/02/2017 10:09 - Atualizado em 15/02/2017 10:55
Leitor
Fila na sede da secretaria de Saúde / Leitor
A 10 dias do Carnaval, muitos campistas que irão viajar e se dirigiram à sede da secretaria de Saúde na manhã desta terça-feira (14) tiveram dificuldades para realizar a vacinação contra febre amarela. O procedimento é recomendado pelo ministério da Saúde para quem irá se deslocar para cidades nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, onde o número de casos da doença tem crescido. Em Campos, desde o início da vacinação, são distribuídas 100 senhas diárias, o que não foi capaz de atender a demanda desta terça. Além disso, quem procura atendimento relata falta de organização da fila e distribuição de senhas. Apesar da unidade já ter dado como encerrada a vacinação nesta terça, cerca de 20 pessoas permaneceram no local até o fim da manhã para tentar receber a imunização. Sem conseguir, as pessoas foram orientadas por funcionários do órgão a retornarem no dia seguinte, no entanto, a declaração de um deles orientando o retorno às 3h da madrugada causou revolta.
Maurício Ferrarez, que passará o Carnaval no município de Muriaé, em Minas Gerais, criticou a quantidade de vacinas fornecidas nesta terça. "Quando cheguei, eu e as pessoas que estavam perto de mim na frente contamos quantas pessoas tinham e com certeza tinha menos de 90. Depois, antes de chegar a minha vez já tinha acabado. Acredito ser melhor eles, pelo menos nesta época antes do Carnaval, aplicarem mais de 100 vacinas por dia", disse.
A maior crítica é sobre a recomendação de que a vacina seja tomada 10 dias antes da viagem. Como muitos se planejam para viajar no feriado do Carnaval, o questionamento é se a prefeitura não deveria aumentar o número de doses nesse período.
— Não faz sentido eles vacinarem apenas 100 pessoas hoje (terça) se amanhã (quarta), a nove dias do Carnaval, a vacina não fará o mesmo efeito. Faria sentido eles aplicarem o máximo possível nesta terça. Não é proveitoso eles guardarem as vacinas para serem aplicadas quinta ou sexta-feira. Adianta eu vir amanhã, com menos de 10 dias, tempo para a vacina fazer efeito, me vacinar? —, questionou.
A Prefeitura informou, em nota, que a as vacinas são liberadas de acordo com os critérios do Ministério da Saúde e segue uma determinação da Secretaria Estadual de Saúde, que também é quem liberam as doses para o município. “Este ano, a vacinação começou desde o dia 10 de janeiro. Nesta terça-feira, as pessoas que não conseguiram pegar a senha foram recebidas no setor de Vigilância em Saúde e orientadas a retornarem nesta quarta-feira. As fichas são distribuídas a partir das 7h30”, acrescentou.
Na madrugada – Uma das pessoas que não conseguiu ser vacinada na manhã desta terça (14) encaminhou à Folha um vídeo orientando aos interessados a chegar na fila às 3h da madrugada caso necessitem da imunização. A afirmação causou indignação nas pessoas que tentavam argumentar a liberação de mais doses da vacina.
— A secretaria de Saúde enviou o Assessor da Segurança para nos receber às 11h, para nos dizer que não poderíamos vacinar hoje (terça) e que deveríamos retornar amanhã (quarta) às 3h da madrugada para pegar a ficha de atendimento. E que eu deveria levar minha filha de 3 anos também neste horário, se não a ficha não seria liberada para ela. Qual o motivo para liberar apenas 100 doses da vacina de febre amarela por dia, se estamos tendo um surto da doença no país? — questionou o professor Maurício Ferrarez, que aguardava na fila junto à esposa, de 34 anos, e a filha, de 3 anos, durante a manhã.
Em resposta à situação, a diretora de Vigilância em Saúde de Campos, Andréya Moreira, informou que "não há necessidade das pessoas chegarem às 3h para receberem a senha da vacina, pois a mesma só começará a ser entregue às 7h30, como acontece normalmente de segunda a sexta-feira. Em relação ao episódio gravado pelas próprias pessoas que foram orientadas a retornarem nesta quarta-feira, num momento de ânimos alterados, o funcionário da Vigilância agiu na tentativa de acalmar as pessoas. A Vigilância ressalta que todos que comprovarem viagem para áreas de risco serão vacinadas, conforme cronograma diário das cem senhas que são distribuídas".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS