Marinha com 1.500 vagas em concursos
25/02/2017 15:26 - Atualizado em 02/03/2017 10:36
Cerca de 1500 vagas estão sendo disponibilizadas pela Marinha em dois concursos. Um deles voltado para o Colégio Naval (CN), sediado em Angra dos Reis, já com as inscrições abertas. São 190 vagas, sendo 38 são reservadas para negros. Já para o Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais da Marinha são 1.300 oportunidades para o curso de formação de soldados fuzileiros navais para as turmas I e II de 2018. As inscrições devem ser feitas entre 2 e 30 de março pelo site www.mar.mil.br/cgcfn, no link “concursos”.
Para o Colégio Naval (CN) no Sul do Rio de Janeiro, cujo propósito é selecionar alunos para o Curso de Graduação da Escola Naval (EN), os candidatos devem ter nível fundamental completo, 15 anos completos e menos de 18 anos no primeiro dia do mês de janeiro de 2018.
O curso conduzido pelo CN denominado “Curso de Preparação de Aspirantes”, é destinado ao preparo intelectual e físico do aluno para o ingresso na EN, ministrando o ensino básico em nível médio, além do ensino militar-naval. O ciclo escolar será conduzido em regime de internato, e terá a duração de 3 anos letivos. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de março pelos sites www.ensino.mar.mil.br e www.ingressonamarinha.mar.mil.br. A taxa é de R$ 40.
A seleção será feita por meio de prova objetiva de matemática, estudos sociais, ciência, português e redação, inspeção de saúde e teste de aptidão física, período de adaptação, verificação de documentos e avaliação psicológica. Ainda haverá curso de formação.
As provas serão aplicadas nas cidades do Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia (RJ), Angra dos Reis (RJ), Vila Velha (ES), Salvador, Natal, Olinda (PE), Fortaleza, Belém, São Luis, Rio Grande (RS), Santa Maria (RS), Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Ladário (MS), Cuiabá, Brasília, São Paulo e Manaus. A data das provas ainda será divulgada. De 15 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018, os candidatos terão o período de adaptação. O curso tem início no dia 5 de fevereiro de 2018.
Acompanhamento para virar fuzileiro naval
No processo seletivo para o Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais da Marinha, são 1.060 vagas para o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), preferencialmente, aos candidatos das regiões Sul e Sudeste, e 240 vagas para o Centro de Instrução e Adestramento de Brasília, preferencialmente, aos candidatos das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Do total das oportunidades, 20% são reservadas para negros.
Os candidatos devem ter concluído o ensino médio ou curso equivalente em estabelecimento de ensino reconhecido oficialmente e ter no mínimo 18 e no máximo 21 anos de idade e ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m. Os aprovados no concurso e classificados dentro do número de vagas serão matriculados no C-FSD-FN e o realizarão na condição de Recruta Fuzileiro Naval (RC-FN). Durante o curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme e assistência médica-odontológica, o RC-FN perceberá remuneração atinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares, como ajuda de custo para suas despesas pessoais.
O curso tem duração de 17 semanas e será conduzido no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), localizado no Rio de Janeiro e, simultaneamente, no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília, em regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura. Haverá período de adaptação, no qual os alunos realizarão diversos tipos de exercícios físicos, assistirão a palestras e terão uma rotina de atividades intensas, nas quais serão exigidos com rigor, sendo observado o respeito à disciplina e hierarquia, de forma que se tenha uma adaptação prévia à vida militar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS