Tarifas da telefonia mais baratas neste sábado
24/02/2017 20:23 - Atualizado em 27/02/2017 12:27
Rodrigo Silveira
Trotes podem gerar danos de até R$ 1 bilhão por ano ao país / Rodrigo Silveira
A partir deste sábado, as chamadas de telefones fixos para celulares ficarão até 19,25% mais baratas. A redução ocorrerá tanto para chamadas locais quanto para interurbanas e deve ser intensificada nos próximos dois anos. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o benefício deve alcançar 41,8 milhões de assinantes de telefonia fixa.
A principal redução será para os clientes da Oi (Brasil Telecom), de 19,25%. A menor será para os clientes da Algar Telecom Sercomtel, de 16,49%. Para as chamadas interurbanas, a queda nos valores irá de 7,05% para 12,01%.
Segundo a Anatel, a queda vai acontecer “por conta da redução das tarifas de interconexão, pagas pelas empresas que utilizam a rede de outro grupo”. Em nota, o órgão informa que determinou que as empresas de telecomunicação aumentassem os investimentos na ampliação da rede, na melhoria da qualidade de serviços e no atendimento.
O brasileiro nunca trocou tanto de operadora. No ano passado, a chamada portabilidade numérica — sistema que permite ao usuário mudar de empresa mantendo o número — chegou a 3,3 milhões de pedidos, um avanço de quase 27%. E em janeiro deste ano o movimento começou batendo recorde para o mês desde que a modalidade foi criada no Brasil, há nove anos. Pelos dados da consultoria Teleco, com base na Anatel, mais de 325 mil pessoas pediram para mudar de empresa somente no primeiro mês deste ano, uma alta de 14% em relação ao mesmo período do ano passado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS