Eike Batista no estilo Bangu 9
31/01/2017 08:38 - Atualizado em 31/01/2017 15:42
Reprodução
Eike é encaminhado para presídio / Reprodução
O empresário Eike Batista prestará depoimento na tarde desta terça-feira (31). Ele será levado da Penitenciária Bandeira Stampa, conhecida como Bangu 9, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste, para a sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro, no Centro da cidade. A previsão é de que ele deixe o presídio às 13h e preste depoimento às 15h.
Ele foi levado no início da tarde dessa segunda (30) para a Penitenciária Bandeira Stampa, conhecida como Bangu 9, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, no Rio. Após ser preso por agentes da Polícia Federal logo após desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão de um voo vindo de Nova York, ele chegou a ser levado para o Presídio Ary Franco. O empresário estava com a cabeça raspada e usando o uniforme do sistema penitenciário — camiseta banca e calça jeans. Eike, ex-proprietário do grupo EBX — idealizador do mega projeto do Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra, hoje do Grupo Prumo — é suspeito de lavagem de dinheiro em um esquema de corrupção que também atinge o ex-governador do Rio Sérgio Cabral, que está preso.
No auge da sua fortuna, Eike figurou no ranking dos mais ricos do mundo, segundo a revista “Forbes”, com uma fortuna estimada em US$ 30 bilhões. Ele passou do oitavo para o sétimo lugar de 2011 para 2012.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que, após triagem inicial no Presídio Ary Franco, Eike foi transferido para uma unidade prisional que atendia a seu perfil. “Ele ingressou na porta de entrada para presos federais e, após ser avaliado, foi transferido para uma unidade de acordo com o perfil”, diz a nota da Seap. Em Bangu 9, ficam presos sem curso superior, em cela comum, que é o caso do empresário. O empresário está em uma cela de 15 metros quadrados, água fria e em setor ocupado por milicianos.
O avião que trouxe Eike Batista para o Rio de Janeiro pousou ontem, às 9h54. Em seguida, o empresário foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML) onde fez exame de corpo de delito. Ele embarcou no domingo, no Aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, em um voo da American Airlines.
Em entrevista, o empresário chegou a dizer: “Estou voltando (ao Brasil) para responder à Justiça, como é meu dever.”
Lava Jato — Eike e o executivo Flávio Godinho, seu braço direito no grupo EBX e vice-presidente do Flamengo, são acusados de terem pago US$ 16,5 milhões a Cabral em troca de benefícios em obras e negócios do grupo, usando uma conta fora do país. Os três também são suspeitos de terem obstruído as investigações. (D.P.P.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS