Noroeste investe em turismo no campo
25/01/2017 20:09 - Atualizado em 27/01/2017 13:31
O ano de 2017 já foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. No Estado do Rio de Janeiro, sobretudo nas regiões Serrana e Noroeste, uma iniciativa tem apresentado resultados interessantes estabelecendo a cultura do turismo em áreas rurais.
O turismo rural está vinculado com o programa “Rio Rural”, da secretaria estadual de Agricultura, que pesquisa e revela potencialidades a serem exploradas para a geração de renda e desenvolvimento sustentável, melhorando a qualidade de vida dos moradores do campo.
O programa também busca capacitar os agricultores para que sejam promotores do agroturismo. Grupos de Teresópolis (Serrana) e Porciúncula (Noroeste) participaram, recentemente, de excursões técnicas ao município de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, uma das referências deste segmento no país. O objetivo foi a troca de experiências.
Para os produtores de Porciúncula, a experiência serviu de inspiração para que os agricultores instalem no município iniciativas similares. Estes produtores participam de reuniões periódicas sobre a iniciativa.
Na Região Serrana, as belezas naturais encontradas nas áreas rurais de Teresópolis possibilitaram a criação do circuito “Turismo Rural de Experiência”, iniciado em outubro e que já começa a dar resultados para os agricultores familiares da microbacia hidrográfica do Rio Formiga. “Estou feliz com o trabalho dos produtores em Teresópolis. Eles batalharam muito para a criação do roteiro, se organizaram e decidiram as linhas de atuação. O resultado é positivo para todos”, diz a extensionista e engenheira agrônoma da Emater-Rio, Monique Lopes Pereira Silva.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS