Lojas fechadas no feriado do Dia do Comerciário/Michelle RichaMesmo com a maior parte do comércio fechado nessa segunda-feira (17) pelo Dia dos Comerciários, o fluxo de pessoas no Centro da cidade foi grande na parte da manhã e enquanto durou o movimento bancário. Filas nos bancos e lotéricas marcaram o dia. Apenas poucas lojas abriram as portas, já que pelo acordo coletivo da categoria com o Sindicato do Comércio Varejista, as lojas só poderiam ser abertas pelos seus proprietários. Em outra parte da cidade, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campos realizou sua tradicional festa pela data.
Em Campos, a categoria é uma das maiores forças de trabalho. O gerente executivo da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Nilton Miranda, chegou a explicar: “As lojas podem abrir caso os donos ou parentes deles atendam, o que não pode é ter algum funcionário. Se for um estabelecimento pequeno, não há problema algum. Esta folga para os comerciários já foi instituída há algum tempo e todo ano, quando os sindicatos se reúnem para discutir o reajuste salarial e outras questões, a data é mantida no calendário”.
— É diferente vir ao Centro e encontrar as lojas fechadas. Mas, aproveitei para resolver questões bancárias — disse a costureira Ana Maria Souza, 43 anos.
Outros feriados — No mês de novembro, serão mais três feriados. Finados, no dia 2, uma quarta-feira; 15, uma terça-feira; e 20, que cairá no domingo.
No feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida o comércio de Campos recebeu autorização para funcionar. A expectativa era vender 5% acima do registrado no mesmo período no ano passado, pensando nas vendas para o Dia das Crianças e também nas futuras com a aproximação do Natal, a melhor data para venda do calendário do comércio.