A jovem Thainá Letícia Gomes Ribeiro, de 18 anos, aluna do Colégio Estadual Vanilde Natalino Mattos, no Parque Aeroporto, em Macaé, foi aprovada em um dos mais importantes e disputados processos seletivos do país e vai cursar Direito na renomada Universidade de São Paulo (USP). Com muita dedicação, ela conquistou a vaga na instituição de ensino, que possui o melhor curso de Direito do Brasil, de acordo com especialistas.
— Fiquei muito feliz quando vi meu nome na primeira chamada e, mesmo ao longo do ano, duvidando muitas vezes se conseguiria alcançar esse objetivo. O esforço, o apoio dos meus pais e o fato de ter aberto mão de algumas coisas para focar nos estudos deram, finalmente, resultado — afirmou Thainá Letícia.
A jovem sempre sonhou em cursar Direito, mas o foco na Universidade de São Paulo começou no Ensino Médio, sempre encorajada por seus professores e colegas.
— Quando decidi que queria estudar na USP, comecei a pesquisar sobre a universidade e as oportunidades que ela poderia me oferecer e tive certeza de que queria tentar. Acho que o mais importante é não fazer comparações e não ter como referência estática algum perfil de candidato perfeito, que precisa ser a definição de gênio e ter estudado nas melhores escolas, além de desconstruir a ideia de que a USP é "elitista" e inatingível. Nem todo esforço é garantia de recompensa, mas só é possível saber tentando — aconselhou a estudante.
A escola, localizada em uma zona periférica de Macaé, está em festa e colhe frutos do excelente trabalho realizado. Além de Thainá Letícia, o colégio teve alunos aprovados em diversos cursos de universidades públicas. E os alunos creditam o excelente desempenho ao projeto pedagógico realizado na instituição.
Gabriela Roberta Cunha de Souza
/
Foto: Divulgação
— Cada docente possui a capacidade de deixar um impacto singular na vida de um estudante. Não apenas pelas disciplinas lecionadas, mas também pelos valores, planos de vida, incentivo e força ao longo de toda a caminhada estudantil. Venho aqui agradecer aos meus professores, que foram fundamentais na minha formação, tanto para descobrir o que eu queria quanto para me ajudar a conseguir. Também agradeço a todos os funcionários que fizeram essa estrutura e organização escolar, para que eu e muitos mais possamos nos formar e seguir nossos sonhos na universidade — disse Gabriela Roberta Cunha de Souza, de 18 anos, aprovada em Matemática na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Para o diretor-geral, Fabrício Paes, esses bons resultados se devem ao empenho de todo o corpo docente e às ações diferenciadas desenvolvidas na unidade.
— O colégio passou por uma grande transformação, iniciada por volta de 2017, quando professores da unidade se reuniram e decidiram adotar estratégias e esforços para melhorar o ambiente escolar. A escola é localizada na Barra de Macaé e recebe alunos de bairros com grande vulnerabilidade social. O sucesso dos nossos alunos no atual vestibular não é um milagre e, sim, resultado de um “pacto” entre a equipe diretiva, equipe docente e comunidade escolar, aliada a melhoria da infraestrutura da escola para oferecer mais conforto e condições de trabalho. Comemoramos o sucesso de cada aluno, pois educar é isso, e ver nossos educandos realizar seus sonhos também faz parte dos nossos sonhos — destacou o diretor.
E os alunos reconhecem o valor da escola estadual neste momento de conquista e realização.
Gabriel Gomes da Silva Ribeiro
/
Foto: Divulgação
— Passar pelo Ensino Médio estudando em uma escola pública foi uma experiência transformadora. Aprendemos a ser resiliente e a valorizar cada oportunidade. Entrar na universidade foi um sonho realizado, fruto de muito esforço, noites estudando e foco no meu objetivo. Contar com professores dedicados foi essencial para minha formação. Essa trajetória me fez enxergar o valor da educação como ferramenta de transformação e reforçou minha vontade de continuar lutando por um futuro melhor — concluiu Gabriel Gomes da Silva Ribeiro, de 18 anos, aprovado para engenharia elétrica no Instituto Federal Fluminense (IFF)
Incentivo para a preparação dos alunos
A Secretaria de Estado de Educação vem trabalhando para auxiliar os estudantes na preparação para o Enem e demais exames de seleção neste ano de 2025.Um desses projetos é o Projeto Enem RJ- Estudo Play, uma plataforma gratuita e voltada para estudantes do 3º ano do ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e oferecerá material didático digital e videoaulas.
— Sabemos que um ambiente de bons resultados se constrói com muito trabalho, dedicação, diálogo e disciplina. É um orgulho ver nossos jovens conquistando vagas nas melhores universidades. A missão da Secretaria de Estado de Educação é encontrar mecanismos que buscam sempre oferecer uma educação pública de qualidade para toda a comunidade escolar. Esse resultado é fruto de tudo que estamos fazendo pela educação do estado — enfatizou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.