Após final de semana violento em Guarus, PM e Civil tentam identificar suspeitos
Yasmim Lima - Atualizado em 27/01/2025 16:42
146ª DP
146ª DP / Rodrigo Silveira
Após um final de semana marcado pela violência, a Polícia Militar e a Polícia Civil informaram, na tarde desta segunda-feira (27), que intensificaram o policiamento em Guarus e atuam em conjunto para tentar identificar e localizar os suspeitos envolvidos em assassinatos na região. Entre sexta-feira (24) e domingo (26), quatro homens foram assassinados a tiros.

Segundo o delegado titular da 146ª Delegacia de Polícia em Guarus, Ronaldo Cavalcante, as investigações estão em andamento para apurar também os mandantes dos crimes.

“Policiais estão em buscas de testemunhas e imagens. As investigações estão direcionadas para apurar não apenas os executores, mas também os mandantes dos crimes. A PMERJ reforçou o policiamento no local e buscas então em andamento para localizar os autores envolvidos. Por ora é só o que podemos adiantar, para não prejudicar a apuração”, destacou Cavalcante.

Por meio de nota, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que o policiamento na região foi intensificado.

“Segundo o comando do 8º BPM (Campos), policiais militares estão atuando em conjunto com agentes da 146ª DP para identificar e prender criminosos responsáveis pela guerra entre facções criminosas ocorrida neste fim de semana em Guarus. A Corporação mantém o policiamento intensificado na região”, concluiu a nota.

Somente na região de Guarus, foram registrados quatro homicídios. Na tarde do domingo (26), Romario Soares Armando, de 30 anos, foi assassinado a tiros na comunidade Casinhas de Nolita, no Parque Santa Rosa. Segundo a ocorrência da Polícia Civil, o caso aconteceu por volta das 13h15. Ele foi encontrado no chão com diversas marcas de tiros. Testemunhas informaram aos policiais que Romário fazia parte do tráfico de drogas da região e os autores seriam do tráfico rival, que passaram pelo local em uma moto preta e atirando.

Próximo ao corpo foram encontrados seis cápsulas de cal. 9mm e um projétil do mesmo calibre. Segundo informações da Polícia Militar, Romário possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e associação, homicídio qualificado, roubo majorado e tortura. De acordo com a PM, após levantamento foi verificado que a motivação do crime seria por conta de briga de facções devido ao duplo homicídio ocorrido na madrugada de sábado.

No sábado (25), um duplo assassinado aconteceu na rua 10 da Comunidade Suvaco da Cobra, em Guarus. Os dois homens foram mortos em um ataque a tiros. Segundo a PM, os autores, que seriam das Casinhas de Nolita, teriam passado por uma área de mata até a comunidade e realizaram diversos disparos por arma de fogo. Os dois homens foram a óbito no local. Os militares encontraram cápsulas deflagradas de fuzil cal. 556. As vítimas não tinham anotações criminais, mas já foram envolvidas com o tráfico local, segundo a Polícia Militar.
Ainda na tarde de sábado, Italo Pereira de Souza, de 20 anos, foi encontrado morto dentro de casa, na rua Manoel Antônio Vieira, no Parque Bandeirantes. O corpo foi encontrado com marcas de tiros na testa e no peito. De acordo com a ocorrência da PM, os militares foram acionados para um suicídio, mas no local constataram se tratar de um homicídio. O tio de Italo narrou que permaneceu dentro de sua casa e não viu nada de estranho, mas depois ouviu um barulho e sua irmã, mãe de Ítalo, estava pedindo ajuda.

Aos policiais, a mãe contou que saiu e deixou o filho dormindo, quando voltou e foi ao quarto, percebeu que ele tinha duas marcas de tiros. A mãe contou ainda que Ítalo não tinha envolvimento com o tráfico, apenas era usuário de maconha. Ela não soube informar se ele tinha dívidas ou problemas com o tráfico. No quarto, dentro do armário, foram encontrados R$ 208 em espécie, além de 19 munições intactas e 4 cápsulas de cal. 32. Não foi encontrada arma de fogo, nem o celular de Italo.
SFI
Na região, a violência também assusta moradores. O quinto homicídio do final de semana foi registrado em São Francisco de Itabapoana. Vitor do Rosário Barreto, de 20 anos, foi morto a tiros dentro de uma residência localizada na rua Antônio Mendes de Azevedo, na região central do município, na noite de sexta-feira.

A PM informou que a vítima não possuía envolvimento com facções, porém estaria envolvida em furtos na área e desmanche de veículos. No local, a perícia arrecadou 10 cápsulas deflagradas de cal. 45. Ainda não há informações da autoria do crime. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Campos e o caso foi registrado na 147ª DP, em SFI.

Baleados
Um homem foi baleado em um bar, na rua Francisco Lobo Da Costa, no Parque Novo Mundo, na tarde do domingo. Segundo informações da PM, os militares foram ao Hospital Ferreira Machado (HFM) onde o irmão da vítima contou que os dois estavam sentados no bar e foram surpreendidos por diversos suspeitos, que passaram em um veículo, modelo Gol, atirando.
A vítima foi atingida por quatro tiros, sendo nos braços, pé e joelho. Os suspeitos fugiram. Após buscas a polícia localizou o veículo usado no crime no terreno de uma casa abandonada no Parque Santa Rosa. O veículo foi apreendido. O caso segue em investigação na 146ª DP.

Na noite de sexta-feira, mais um homem foi baleado. O caso aconteceu na rua do Meio em Farol de São Tomé. Um homem foi atingido por um tiro no rosto enquanto trabalhava em um açougue. Segundo a PM, ele não tinha anotações criminais. Os suspeitos encapuzados chegaram ao local e efetuaram os disparos. Ele foi socorrido para o HFM em estado grave.

Ainda de acordo com informações da polícia, a vítima teve um desentendimento recente com o ex-companheiro da sua filha, que ainda não havia sido localizado. Até o momento ninguém foi preso. O caso foi registrado na 134ª DP, do Centro.

Troca de tiros em SJB
São João da Barra também registrou um caso de violência na sexta-feira. Dois homens foram presos após invadirem uma residência, às margens da SB-02, estrada que liga o bairro de Fátima a Degredo. Segundo informações da PM, durante um patrulhamento, os agentes viram uma movimentação na casa, onde observaram os suspeitos correndo para em uma moto. Os dois homens armados invadiram a casa, mas a proprietária soltou os cachorros e eles fugiram. Neste momento, uma perseguição com troca de tiros foi iniciada.

Ainda de acordo com a polícia, os homens tentaram fugir, sentido Cajueiro. No caminho eles deixaram uma arma cair e os documentos pessoais. Próximo à curva de Grussaí, eles caíram da moto. Eles ainda tentaram continuar a fuga a pé, mas foram presos pela polícia. Os dois foram presos e encaminhados para a 146ª DP, em Guarus, junto com a moto apreendida.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS