Nutricionista dá dicas para amenizar situação durante os dias de calor intenso
Rafael Khenaifes e Pedro Henrique Figueiredo 22/01/2025 13:24 - Atualizado em 22/01/2025 14:14
Nutricionista
Nutricionista / Divulgação
O calor excessivo passou a ser visto em Campos e em todo o país nos últimos dias. Segundo a previsão do tempo, é provável que faça calor até o próximo domingo (26). O fenômeno do calor excessivo pode causar estresse térmico gerando problemas de saúde, mais específico em idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. O nutricionista José Selem Abud Filho deu dicas para amenizar o impacto do forte calor em relação a hidratação e alimentação. 
Segundo o Climatempo, a previsão para essa quarta-feira (22) será de sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia e à noite o tempo pode permanecer firme. A máxima fica em 37°C e a mínima em 25°C. Na quinta-feira (23) a possibilidade é de muitas nuvens o dia todo, com aberturas de sol em alguns momentos. A máxima é de 35°C e a mínima de 24°C. Na sexta-feira (24) a previsão é de dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer, com possibilidade de noite com poucas nuvens. A máxima é de 34°C e a mínima de 24°C.
No sábado (25) a máxima é de 36°C e a mínima de 24°C, sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e muitas nuvens à noite e sem chuva. No domingo (26) sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado e noite com muitas nuvens. A máxima é de 38°C e a mínima de 24°C.
Tempo em Campos
Tempo em Campos / Pedro Henrique Figueiredo
É perceptível o calor ao longo da semana e, por esse motivo, o nutricionista dá dicas de como se prevenir do calor intenso ao longo da semana e do mês.
Confira as dicas para diminuir o impacto do calor:
HIDRATAÇÃO
- Aumentar a quantidade de líquidos, variando entre água, água de côco, sucos e isotônico.
- Além da tradicional dica dos 2L de água, multiplicar o peso da balança por 35mL/40mL de líquido.
ALIMENTAÇÃO
- Incluir e variar entre frutas, verduras e legumes que são ricas em antioxidantes, fitoquímicos e fibras.
- Fracionar mais as refeições, diminuindo o volume delas para um maior conforto gastrointestinal e do sistema cardiovascular.
- Utilizar carnes magras, com menor teor de gordura, além de não usar frituras. Fazê-las cozidas, assadas ou no vapor.
- Atenção redobrada com a higienização e conservação dos alimentos, pois o risco de contaminação nessa época, é muito maior. (R.K.) (P.H.F.)
Veja o vídeo 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS