Terminais de integração seguem ainda sem previsão para o início das operações em Campos
Yasmim Lima 22/01/2025 09:09 - Atualizado em 22/01/2025 09:16
Terminal de integração de Donana
Terminal de integração de Donana / Foto: Rodrigo Silveira
Os terminais de integração do transporte público que estão sendo construídos pela Prefeitura de Campos devem ser entregues no primeiro semestre de 2025. A previsão é da empresa responsável pela execução da obra e foi divulgada nessa terça-feira (21) pelo presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Álvaro Oliveira, que iniciou, pelo terminal de Donana, visitas aos equipamentos em construção, para verificar o andamento das obras. O terminal na Baixada Campista será o primeiro a ser finalizado, mas, segundo o presidente do IMTT, as operações só serão liberadas quando os três terminais forem concluídos.
Os terminais fazem parte do novo sistema de transporte público do município e estão sendo instalados em três regiões da cidade: Estação da Baixada Campista, em Donana; Estação Norte, no Parque Nova Canaã; e Estação Sul, em Ururaí.
Presidente do IMTT, Álvaro Oliveira
Presidente do IMTT, Álvaro Oliveira / Foto: Rodrigo Silveira
— Como podem ver, ainda tem muita coisa para ser feita, mas muita coisa já foi feita também. Ainda temos as obras do entorno, temos a operacionalização, por assim dizer, temos a bilhetagem. E tudo isso influi na entrega. A entrega não é terminar o prédio e começar a funcionar. A entrega é tudo. Então, a gente está estimando no primeiro semestre começar a funcionar, se tudo correr bem, e vai correr bem — ressaltou Álvaro.
Ele afirmou que vai visitar cada um dos terminais e que, após as visitas concluídas, será possível dar uma data para o início dos trabalhos. “Estamos visitando hoje aqui em Donana e vamos visitar uma a uma. Eu vou dando notícia conforme a gente for recebendo as informações. Mas é bom que se diga que a entrega vai ser feita em conjunto. Não adianta o de Donana ficar pronto se em Ururaí não estiver. Então, isso também influi no cronograma de entrega da obra. Nós vamos começar a operacionalizar as três ao mesmo tempo, mas ainda não tem essa previsão”, disse o presidente do IMTT.
A Prefeitura informa que as estações irão compor o sistema de transporte público do município e facilitarão o trânsito e o deslocamento dos operadores (ônibus e vans), além de beneficiar, principalmente, a população.
  • Terminal de integração de ônibus em Donana

    Terminal de integração de ônibus em Donana

  • Terminal de integração de ônibus em Donana

    Terminal de integração de ônibus em Donana

  • Terminal de integração de ônibus em Donana

    Terminal de integração de ônibus em Donana

  • Terminal de integração de ônibus em Donana

    Terminal de integração de ônibus em Donana

  • Terminal de integração de ônibus em Donana

    Terminal de integração de ônibus em Donana

A moradora Genaina Teodoro, que utiliza vans todos os dias para trabalhar, disse que o transporte é algo que precisa ser melhorado na cidade. “Eu venho trabalhar todo dia e para cá, em Donana, não tem ônibus. Na saída, é a mesma coisa, tenho que pegar a van para o Centro e, em seguida, o ônibus para a minha casa. Já no meu bairro só passa ônibus, não passa van. E é sempre aquela situação, eles falham no horário, tem dia que passa mais tarde e acaba atrasando a gente. O transporte público na cidade não é muito bom, precisa melhorar muito”, finalizou a moradora.
Orçado em cerca de R$ 15 milhões, o novo sistema de transporte público é aguardado pela população desde o primeiro semestre de 2022. Em 2023, o presidente do IMTT na época, Nelson Godá, informou que as obras seriam entregues no início de 2024, o que não aconteceu.
À época, a Prefeitura explicou que as obras estavam atrasadas em função das mudanças climáticas, da necessidade de ampliação do projeto e desapropriação de algumas áreas, além da mudança do local do terminal de Ururaí, para o qual foi necessária a requisição de licenças ambientais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS