Projeto da Guarda atua no combate à violência contra crianças e adolescentes
18/03/2024 12:38 - Atualizado em 18/03/2024 12:38
Projeto da GCM atua no combate à violência urbana contra crianças e adolescentes
Projeto da GCM atua no combate à violência urbana contra crianças e adolescentes / Helane Beles - Divulgação
O projeto “A Criança Pede” foi retomado nessa sexta-feira (15), na Escola Municipal Ferroviário Jacy da Silva Barreto, no Parque Tamandaré. A ação é um trabalho educativo, desenvolvido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Campos, que atua de forma preventiva contra a violência nas escolas. Nesse dia também foi comemorado o Dia Nacional da Escola e o Dia do Consumidor.
Além disso, o ano marca o aniversário de 20 anos do projeto e de suas atividades no município. As palestras foram realizadas em parceria com o Procon-Campos e a GCM, tendo como público principal as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental ll e profissionais do corpo escolar.
Durante a manhã, o GCM Ivan de Souza, idealizador e coordenador do projeto, abriu o evento discursando temas em evidência no Brasil e no mundo, como o perigo do mau uso do celular na infância, a lei do Bullying e sua aplicação e o combate à violência urbana contra crianças e adolescentes.
“A Guarda Municipal de Campos tem como meta social proporcionar aos alunos e seus responsáveis o conhecimento de leis e temas que gerem valores, para essas famílias terem mais proteção e bem-estar. Falamos sobre a prevenção da violência urbana, já que muitos alunos vão sozinhos para a escola e estão vulneráveis a assaltos, roubos de celular e ameaças. Outro tema muito importante que vem sendo tratado com extrema seriedade é ‘Riscos dos Abusos de Telas’, que tem alterado a saúde emocional e o comportamento de crianças e adolescentes. Durante a ação do projeto, trabalho noções básicas de prevenção à violência urbana para evitar que elas caiam em situações de risco”, disse o GCM Ivan de Souza.
A palestra foi conduzida pelo advogado criminalista Lenilson Sardinha, que abordou a diferença entre importunação sexual, assédio e estupro de vulnerável. “A criança não deve guardar para si o que achar que não é devido. Caso a criança entenda que tal ato não é devido, ela deve procurar ajuda de professores, diretores ou figuras de autoridade que estejam a seu alcance”, destacou o especialista.
À tarde, encerrando o evento, o diretor Jurídico do Procon, Fabiano de Paula, foi à escola falar sobre os Direitos do Consumidor. Participaram das palestras crianças, adolescentes e funcionários da escola. As instituições interessadas nas palestras podem entrar em contato para agendamento com o coordenador do projeto, pelo número (22) 997107168.
Programação
Durante a programação anual, as palestras serão ministradas por especialistas nas áreas de segurança pública e saúde: o idealizador, GCM Ivan de Souza; o delegado titular da 146ª Delegacia de Polícia Civil, Carlos Augusto Guimarães; o advogado criminalista Lenilson Sardinha; a assistente social do Programa Saúde na Escola (PSE) Francelyne de Assis Levino; a psiquiatra Lígia Alexandre; o diretor Jurídico do Procon-Campos, Fabiano de Paula; e a estudante de psicologia Nathália Rangel Gomes.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS