Com obras na Estrada dos Ceramistas, transito pesado invade a avenida Arthur Bernardes
Catarine Barreto 15/11/2023 09:16 - Atualizado em 15/11/2023 09:48
  • Carretas na Avenida Arhur Bernardes durante obra na estrada dos ceramistas

    Carretas na Avenida Arhur Bernardes durante obra na estrada dos ceramistas

  • Carretas na Avenida Arhur Bernardes durante obra na estrada dos ceramistas

    Carretas na Avenida Arhur Bernardes durante obra na estrada dos ceramistas

  • Carretas na Avenida Arhur Bernardes durante obra na estrada dos ceramistas

    Carretas na Avenida Arhur Bernardes durante obra na estrada dos ceramistas

Com as obras na RJ 238, conhecida como a Estrada dos Ceramistas, todo o fluxo de caminhões pesados que seguem para o Porto do Açu, em São João da Barra, voltou a ser transferido para a avenida Arthur Bernardes, em Campos. A situação divide opiniões de moradores e comerciantes do trecho.
A obra de R$ 55 milhões tem previsão de conclusão em março do ano que vem. Uma das moradoras, que reclama do grande fluxo de caminhões na Arthur Bernardes, é a dona de casa Elaine Cristina dos Santos, de 35 anos. Ela leva e busca a filha, Ellen, de 14 anos, todos os dias no Ciep Arnaldo Rosa Viana, no Parque Aurora.
— Só levo e busco minha filha a pé. Os carros estacionam, os caminhões passam um atrás do outro e você não tem onde passar de bicicleta — disse a moradora do bairro, há 16 anos. Elaine comentou que entende que não há o que fazer, porque com a obra na Estrada dos Ceramistas, o fluxo aumentaria no local, mas relembra que isso já acontecia desde antes da interdição da RJ.
Outra que reclamou das carretas na Arthur Bernardes foi a moradora Ísis Pinheiro, de 28 anos, estudante de Educação Física. "Treme tudo dentro de casa quando eles passam com mais pressa. A gente entende que não tem outro jeito. Por exemplo, já vi o retrovisor da minha amiga quebrado, depois de uma carreta passar. É uma avenida estreita e ainda tem estacionamento, então o jeito é redobrar a atenção e esperar essas obras terminarem", comenta a estudante.
Mesmo com a reclamação das moradoras, alguns comerciantes dizem não haver problema nenhum com o aumento de carretas na Arthur Bernardes, como falou o vendedor Neilton Mendonça, que trabalha em uma agência de compra e venda de carros. "Falando por mim, não vejo nada ruim desse trânsito de carretas nesse trecho — disse.
Quem também disse que não incomoda em nada o fluxo pesado na avenida foi o motoboy Charles Silva, de 37 anos. Com a movimentação no ponto de açaí em que trabalha, Charles disse que nunca presenciou um acidente no local. "Nós, que precisamos andar de moto com agilidade por causa do serviço, temos que prestar atenção principalmente nos cruzamentos, mas é algo normal. Agora o movimento de carretas aqui nunca nos atrapalhou. Eles passam na velocidade normal, respeitam o sinal e isso que importa", destaca.
A Folha entrou em contato com a Prefeitura de Campos para saber se existe alguma fiscalização na avenida, mas não obteve resposta.
O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) informa: “Ressaltamos que a via está interditada para garantir a segurança dos usuários que devem usar a Avenida Doutor Arthur Bernardes como principal rota alternativa”. — Essa é uma obra de grande importância para o desenvolvimento da região, diminuindo o tempo de trajeto até o porto e permitindo mais segurança para aqueles que vão explorar as belezas da região. A ligação entre a BR 101, em Ururaí, e o Porto do Açu será um grande alívio para Campos e São João da Barra — explicou o presidente do DER, Pedro Ramos


Obras na RJ 238, a Estrada dos Ceramistas
  • Obras na estrada dos ceramistas

    Obras na estrada dos ceramistas

  • Obras na estrada dos ceramistas

    Obras na estrada dos ceramistas

  • Obras na estrada dos ceramistas

    Obras na estrada dos ceramistas



O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) informou que as obras de sinalização, drenagem e recuperação do asfalto da Estrada dos Ceramistas para o acesso ao Porto do Açu pela RJ-238 estão previstas para serem concluídas em março do próximo ano.

O investimento é de R$ 55 milhões e a nova estrada que está sendo preparada visa atender às demandas de volume e peso que o porto exige. “Ressaltamos que a via está interditada para garantir a segurança dos usuários que devem usar a Avenida Doutor Arthur Bernardes como principal rota alternativa”, disse.

— Essa é uma obra de grande importância para o desenvolvimento da região, diminuindo o tempo de trajeto até o porto e permitindo mais segurança para aqueles que vão explorar as belezas da região. A ligação entre a BR-101, em Ururaí, e o Porto do Açu será um grande alívio para as cidades de Campos dos Goytacazes e São João da Barra que possuem hoje o trânsito pesado em vias das duas cidades – explicou Pedro Ramos, presidente do DER-RJ.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS